Planos e Relatórios

tre-ce-auditoria-parceira

A auditoria interna do TRE-CE incorporou em suas atividades a Auditoria Parceira, cuja identidade está delimitada no quadro ao lado (localizado abaixo, para acessos por smartphone). A auditoria interna pretende, desse modo, imprimir uma atuação colaborativa, adaptativa e integrada, amparada em relações de apoio mútuo e de confiança com nossos usuários, internos e externos. Acreditamos que essa estratégia terá mais chances de sucesso para induzir positivamente a boa governança, a gestão de riscos e a melhoria dos controles internos, mediante entregas relevantes e de valor agregado, sempre adotando as abordagens mais consistentes e eficientes.

Plano de Negócio, Planos Anuais de Auditoria e Planos Anuais de Capacitação

Plano de Negócio em auditoria interna constitui um importante instrumento de gerenciamento do desempenho e de accountability, necessário para controlar adequadamente as operações da unidade de auditoria interna, bem como para orientar os gestores e os auditores, responsáveis pelo uso de recursos disponíveis, de modo a alcançar os seus objetivos.

O Plano de Negócio 2023-2026 da auditoria interna do TRE-CE corresponde ao Plano de Auditoria de Longo Prazo – PALP, previsto no artigo 31 da Resolução CNJ n.º 309/2020. O Tribunal adotou essa denominação a fim de alinhar-se ao Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (Internal Audit Capability Model – IA-CM), aplicável ao setor público, com o qual pretende modelar sua atividade de auditoria interna.

Os Planos Anuais de Auditoria – PAA são elaborados conforme as diretrizes do Plano de Negócio e contemplam os trabalhos de avaliação e de consultoria previstos para o respectivo exercício. Já os Planos Anuais de Capacitação em Auditoria abrangem o planejamento das capacitações necessárias para cumprir satisfatoriamente os planos anuais. Seus fundamentos normativos estão dispostos nos artigos 32 e 69 a 73 da Resolução CNJ n.º 309/2020.

Planos de Longo Prazo (formato PDF) Planos Anuais de Capacitação em Auditoria (formato PDF) Planos Anuais (formato PDF)
Plano de Negócio 2023-2026 PAC-AUD 2024 PAA 2024
PAC-AUD 2023 PAA 2023

PALP 2018-2022

PAA 2022
PAA 2021
PAA 2020
PAA 2019
PAA 2018

Relatórios Anuais de Atividades de Auditoria

O Relatório Anual de Atividades de Auditoria - RAINT traz o desempenho da unidade de auditoria interna em relação ao Plano Anual de Auditoria, evidenciando a relação entre o planejamento de auditoria e os trabalhos efetivamente concretizados. Nele são apontados os motivos que eventualmente inviabilizaram a execução das auditorias. O RAINT apresenta também as consultorias realizadas e os principais resultados das avaliações. Sua previsão normativa se encontra no artigo 5º da Resolução CNJ n.º 308/2020.

O RAINT contendo as atividades desempenhadas no exercício anterior será encaminhado anualmente ao órgão colegiado do Tribunal, a quem compete deliberar sobre a atuação da unidade de auditoria interna, até o final do mês de julho de cada ano. O relatório final deverá ser divulgado na internet até 30 (trinta) dias após a referida deliberação (artigo 5º, §§1º a 3º, da Resolução CNJ n.º 308/2020).