
Tribunal Regional Eleitoral - CE
Diretoria-Geral
Assessoria de Acessibilidade, Sustentabilidade, Compliance, Integridade e Riscos
PROVIMENTO CRE-CE Nº 9, DE 9 DE NOVEMBRO DE 2012
Dispõe sobre a realização das correições ordinárias relativas ao ano de 2012 com utilização do Sistema de Inspeções e Correições Eleitorais (SICEL).
A Exma. Sra. Desembargadora MARIA IRACEMA MARTINS DO VALE, Corregedora Regional Eleitoral, no uso das atribuições conferidas pelo art. 20, incisos XI e XII, do Regimento Interno deste Tribunal,
CONSIDERANDO a Resolução TSE n.º 21.372, de 25.3.2003, e a Resolução TRE-CE n.º 225, de 27 de agosto de 2003, que dispõem sobre a realização de correições nas zonas eleitorais;
CONSIDERANDO o Provimento n.º 9/2010-CGE, de 16 de dezembro de 2010, que dispõe sobre a utilização do Sistema de Inspeções e Correições Eleitorais (SICEL);
CONSIDERANDO a necessidade de manter os registros relativos aos procedimentos de correições ordinárias em sistema único informatizado, com utilização do SICEL;
CONSIDERANDO que a integração das zonas eleitorais promovida pelo SICEL objetiva auxiliar a Corregedoria na leitura simultânea de informações, bem como na correção e no tratamento dos erros e das dificuldades identificados nas atividades cartorárias e correcionais,
RESOLVE:
Art. 1º Este Provimento dispõe sobre a realização das correições ordinárias relativas ao ano de 2012.
Parágrafo único. Por ocasião da Correição Ordinária, as zonas eleitorais do Estado utilizarão o Sistema de Inspeções e Correições Eleitorais (SICEL).
Art. 2º O Juiz Eleitoral determinará a realização da Correição Ordinária até o dia 19 de dezembro de 2012, observados os prazos das Resoluções TSE n.º 21.372/2003 e TRE-CE n.º 225/2003.
Art. 3º As zonas eleitorais responderão no SICEL ao Roteiro de Correições Ordinárias, definido pelo Provimento n.º 9/2010 CGE, conforme orientações constantes no ANEXO do presente Provimento.
§ 1º O Roteiro de Correições Ordinárias corresponderá ao relatório final da correição ordinária, a ser impresso na data de encerramento dos trabalhos correcionais.
§ 2º Serão consignados no campo “Obs.”, existente ao final de cada grupo de quesitos:
I - eventuais erros, abusos e/ou irregularidades detectados, bem como as providências adotadas para sanar tais circunstâncias;
II - justificativa para quesito cuja resposta recair na opção “Exige aperfeiçoamento” e “Não conforme”;
III - quaisquer outros comentários ou observações que se façam necessários.
§ 3º O Roteiro de Correições Ordinárias será respondido no período de realização da correição ordinária, que poderá se estender por mais de um dia.
§ 4º O juiz, o servidor designado secretário da correição e o representante do Ministério Público Eleitoral, se presente aos trabalhos, rubricarão e assinarão uma única via do Roteiro de Correições Ordinárias, a qual deverá ser impressa e arquivada no cartório eleitoral em pasta própria.
Art. 4º Os termos relativos à correição ordinária (edital, portaria e termo de abertura) serão lavrados em uma via no editor de texto e, após assinados, deverão ser digitalizados e encaminhados à Corregedoria por meio de malote digital, no prazo de 10 (dez) dias, contados do encerramento da correição.
§ 1º Considerar-se-á concluída a correição com o lançamento de todas as respostas no Roteiro de Correições Ordinárias do SICEL, dispensada a lavratura de termo de encerramento.
§ 2º A zona eleitoral providenciará o arquivamento dos documentos referidos no caput, bem como do relatório final, na pasta de correições, observadas as orientações previstas no Manual de Normas de Serviço.
§ 3º A Corregedoria receberá os documentos referidos neste artigo para fins de conferência e juntada aos autos de correição ordinária, sem necessidade de autuação e distribuição ao Corregedor ou vista à Procuradoria Regional Eleitoral.
§ 4º As zonas eleitorais que não encaminharem a documentação indicada no caput serão imediatamente contatadas, via mensagem eletrônica (intranet e/ou correio eletrônico), para remessa das peças não enviadas, no prazo de 5 (cinco) dias a partir da comunicação.
Art. 5º Com base no Roteiro de Correições Ordinárias do SICEL, a Seção de Orientações, Correições e Inspeções Eleitorais – SEOCE elaborará relatório geral e circunstanciado atinente às correições ordinárias em todo o Estado, o qual será autuado, distribuído e submetido à homologação pelo(a) Corregedor(a).
Art. 6º Este Provimento entra em vigor na data de sua assinatura.
Fortaleza, 9 de novembro de 2012.
Des.ª Maria Iracema Martins do Vale
Corregedora Regional Eleitoral
ANEXO
(PROVIMENTO nº 9/2012 - CRE/CE)
ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO ROTEIRO DE CORREIÇÕES ORDINÁRIAS 2012 NO SICEL
- Abrir o Sistema de Inspeções e Correições – SICEL, cujo ícone estará disponível na janela Sistemas Eleitorais, junto ao ELO.
- Ao abrir o SICEL, a tela do menu “Ajuda” aparecerá automaticamente. Caso isso não ocorra, clicar no menu “Ajuda” no lado direito da tela.
- Assistir ao tutorial sobre o módulo de execução do sistema.
- No menu “Execução”, selecionar o procedimento a ser executado: “Correição Ordinária”. Em seguida, clicar em “Executar Procedimento”.
- Na tela “Propriedades e Painel de Controle”, clicar na opção “Impressão do Procedimento”/“Rascunho” para imprimir o formulário rascunho do Roteiro de Correições Ordinárias.
- Sair do SICEL, clicando na opção “Sair” no canto superior direito da tela.
- De posse do formulário rascunho impresso, o juiz eleitoral realizará a correição, sendo que o secretário irá anotar manualmente as respostas de todos os quesitos. São as seguintes as opções de respostas de acordo com o § 3º do art. 5º do Provimento n.º 9/2010 CGE:
I – Conforme: quando a rotina observada estiver em conformidade com a situação desejada ou previamente definida;
II – Não-conforme: quando a rotina observada não estiver em conformidade com a situação desejada ou previamente definida;
III – Exige aperfeiçoamento: quando a rotina observada necessitar de meros ajustes para se alcançar a situação esperada ou previamente definida;
IV – Não se aplica: quando o que se pede não for aplicável à rotina observada.
- É aconselhável que somente após a coleta manual das respostas, o responsável proceda ao lançamento efetivo destas no sistema, utilizando-se do formulário rascunho como gabarito.
- Observações quanto às respostas de alguns quesitos que possam gerar dúvidas:
I. Nos municípios com mais de uma zona eleitoral e que realizem atendimento comum, os quesitos aplicáveis às atividades da central de atendimento ao eleitor serão respondidos pela zona cujo juiz eleitoral esteja exercendo, quando da realização da correição, a atribuição de juiz diretor do fórum eleitoral.
II. Categoria 5 (LIVROS CARTORÁRIOS) – Grupo 1 (Livros – guarda e conservação) – Quesitos 4, 7 e 14.
- Responder “Não se aplica” uma vez que os livros citados não são exigidos pelo Manual de Normas de Serviço.
III. Categoria 6 (CONTROLE DE DOCUMENTOS E MATERIAL DE EXPEDIENTE) – Grupo 2 (Prazo para conservação e descarte) – Quesito 10.
- O único documento com prazo normativo definido pela Corregedoria Regional Eleitoral para conservação e descarte é aquele ensejador de suspensão dos direitos políticos por meio do lançamento do código ASE 043 ou 337 (Provimento n.º 03/2009-CRE/CE).
IV. Categoria 8 (PROCESSOS OU EXPEDIENTES ADMINISTRATIVOS) – Grupo 1 (Registro de feitos) – Quesitos 2, 5 e 6.
- O período de aferição da correição ordinária de 2012 será entre 1º de janeiro de 2012 e a data de sua realização.
- Quesito 6 – Para informar a quantidade de processos administrativos em tramitação no início do período de aferição (1º.01.2012):
- Selecionar no SADP a opção: Específicas / Relatórios / Gerar Relatórios Estatísticos.
- Na tela "Emitir Estatísticas":
- Na caixa "Seleção" marcar a opção "Todas".
- No campo "Estatística" selecionar "ZONAS - Processos administrativos tramitando em uma data"
- No campo "Data" informar a data desejada nos dois campos. Por exemplo: Entre | 01/01/2012 | 01/01/2012. (Apesar de desejarmos a tramitação em uma data o sistema requer que se informe um intervalo).
- No campo "Seção" selecionar a zona desejada.
- Clicar no botão imprimir.
Obs.: o SADP gera a consulta em um documento Word. Note que do lado esquerdo do botão imprimir aparece um campo com a palavra "Completo" que gera a consulta listando todos os processos. Pode-se alterar este campo para "Somente totais" caso não deseje listar todos os processos.
- Quesito 5 – Para informar a quantidade de processos administrativos em tramitação no final do período de aferição (data da realização da correição ordinária):
- Selecionar no SADP a opção: Específicas / Relatórios / Gerar Relatórios Estatísticos.
- Na tela "Emitir Estatísticas":
- Na caixa "Seleção" marcar a opção "Todas".
- No campo "Estatística" selecionar "ZONAS - Processos administrativos tramitando em uma data"
- No campo "Data" informar a data desejada nos dois campos. Por exemplo: Entre | 15/11/2012 | 15/11/2012. (Apesar de desejarmos a tramitação em uma data o sistema requer que se informe um intervalo).
- No campo "Seção" selecionar a zona desejada.
- Clicar no botão imprimir
Obs.: o SADP gera a consulta em um documento Word. Note que do lado esquerdo do botão imprimir aparece um campo com a palavra "Completo" que gera a consulta listando todos os processos. Pode-se alterar este campo para "Somente totais" caso não deseje listar todos os processos.
- Quesito 2 – Para informar a data de autuação do expediente mais antigo em trâmite na data da realização da correição ordinária:
- Selecionar a opção: Específicas / Relatórios / Gerar Relatórios Estatísticos
- Na tela "Emitir Estatísticas":
- Na caixa "Seleção" marcar a opção "Todas".
- No campo "Estatística" selecionar "ZONAS - Processo administrativo mais antigo tramitando em uma data"
- No campo "Data" informar a data desejada nos dois campos. Por exemplo: Entre | 15/11/2012 | 15/11/2012. (Apesar de desejarmos a tramitação em uma data o sistema requer que se informe um intervalo). - No campo "Seção" selecionar a zona desejada.
- Clicar no botão imprimir
Obs.: o SADP gera a consulta em um documento Word.
V. Categoria 9 (PROCESSOS OU EXPEDIENTES JUDICIAIS) – Grupo 1 (Registro de feitos) – Quesitos 1, 5 e 6.
- O período de aferição da correição ordinária de 2012 será 1º de janeiro de 2012 e a data de sua realização.
- Quesito 6 – Para informar a quantidade de processos judiciais em tramitação no início do período de aferição (1º.01.2012):
- Selecionar a opção: Específicas / Relatórios / Gerar Relatórios Estatísticos.
- Na tela "Emitir Estatísticas":
- Na caixa "Seleção" marcar a opção "Todas".
- No campo "Estatística" selecionar "ZONAS - Processos judiciais tramitando em uma data".
- No campo "Data" informar a data desejada nos dois campos. Por exemplo: Entre | 01/01/2012 | 01/01/2012. (Apesar de desejarmos a tramitação em uma data o sistema requer que se informe um intervalo).
- No campo "Seção" selecionar a zona desejada.
- Clicar no botão imprimir
Obs.: o SADP gera a consulta em um documento Word. Note que do lado esquerdo do botão imprimir aparece um campo com a palavra "Completo" que gera a consulta listando todos os processos. Pode-se alterar este campo para "Somente totais" caso não deseje listar todos os processos.
- Quesito 5 – Para informar a quantidade de processos judiciais em tramitação no final do período de aferição (data da realização da correição ordinária):
- Selecionar a opção: Específicas / Relatórios / Gerar Relatórios Estatísticos.
- Na tela "Emitir Estatísticas":
- Na caixa "Seleção" marcar a opção "Todas".
- No campo "Estatística" selecionar "ZONAS - Processos judiciais tramitando em uma data"
- No campo "Data" informar a data desejada nos dois campos. Por exemplo: Entre | 15/11/2012 | 15/11/2012. (Apesar de desejarmos a tramitação em uma data o sistema requer que se informe um intervalo).
- No campo "Seção" selecionar a zona desejada.
- Clicar no botão imprimir.
Obs.: o SADP gera a consulta em um documento Word. Note que do lado esquerdo do botão imprimir aparece um campo com a palavra "Completo" que gera a consulta listando todos os processos. Pode-se alterar este campo para "Somente totais" caso não deseje listar todos os processos.
- Quesito 1 – Para informar a data de autuação do expediente mais antigo em trâmite na data da realização da correição ordinária:
- Selecionar a opção: Específicas / Relatórios / Gerar Relatórios Estatísticos.
- Na tela "Emitir Estatísticas":
- Na caixa "Seleção" marcar a opção "Todas".
- No campo "Estatística" selecionar "ZONAS - Processo judicial mais antigo tramitando em uma data"
- No campo "Data" informar a data desejada nos dois campos. Por exemplo: Entre | 15/11/2012 | 15/11/2012. (Apesar de desejarmos a tramitação em uma data o sistema requer que se informe um intervalo).
- No campo "Seção" selecionar a zona desejada.
- Clicar no botão imprimir
Obs.: o SADP gera a consulta em um documento Word.
VI. Categoria 11 (ROTINAS RELATIVAS AO ALISTAMENTO ELEITORAL) – Grupo 1 (Tratamento RAE) – Quesito 14.
- Para calcular o percentual de agrupamento de coincidências atualizado automaticamente pelo Sistema Elo nos últimos 6 meses:
- Verificar o total de agrupamentos ocorridos no período solicitado - A zona deverá coletar o total de registros com o ASE 418-Duplicidade/Pluralidade – Inscrição Não Liberada e o ASE 566-Duplicidade/Pluralidade – Inscrição Liberada.
1.1. No Menu ELO/Relatório/Eleitores/ASE específico:
- Deixar em branco o município (equivale a todos).
- Escolher o ASE 418.
- Deixar marcada a opção “Data de processamento”.
- Preencher o período solicitado (não pode exceder seis meses).
- Deixar marcadas todas as quadrículas referentes a “Situação do ASE”.
- Deixar marcadas todas as quadrículas referentes a “Situação da Inscrição”.
- Não preencher e-mail.
- No campo “Descrição” preencher “ASE 418” .
- Clicar em “Solicitar”
- Abrir o relatório “ASE 418” e anotar o total de registros, que corresponderá ao valor A da fórmula abaixo.
1.2. Repetir o procedimento anterior substituindo o número do ASE para 566. Abrir o relatório “ASE 566” e anotar o total de registros, que corresponderá ao valor Bda fórmula abaixo.
- Verificar o total de agrupamentos atualizados automaticamente no período solicitado - A zona deverá coletar o total de registros com o ASE 027 – Cancelamento automático pelo sistema e 086-Regularização automática pelo sistema – duplicidade/pluralidade - Repetir os procedimentos do item 1.1. para geração do relatório de ASE Específico, indicando agora o ASE 027 e o ASE 086.
2.1. Abrir o relatório “ASE 027” e anotar o total de registros, que corresponderá ao valor Cda fórmula abaixo.
2.2. Abrir o relatório “ASE 086” e anotar o total de registros, que corresponderá ao valor Dda fórmula abaixo.
- Calcular o percentual solicitado: (C+D)*100/A+B (Total de registros atualizados automaticamente em relação ao total de agrupamentos da zona – Dividir a soma dos valores C + D pela soma dos valores A + B, multiplicando o resultado por 100.
VII. Categoria 12 (ROTINAS RELATIVAS À ASE) – Grupo 1 (Tratamento ASE) – Quesito 2.
- Aplicável quando do preenchimento de ASE coletivo (off-line)
VIII. Categoria 14 (CANCELAMENTO E RESTABELECIMENTO DE INSCRIÇÕES) – Grupo 3 (Restabelecimento) – Quesito 3.
- Para informar a quantidade de códigos de ASE de restabelecimento de inscrições canceladas por equívoco comandados pela Zona Eleitoral no período de aferição da correição ordinária de 2012 ( 1º de janeiro de 2012 à data de sua realização):
No Menu ELO/Relatório/Eleitores/ASE específico:
- Deixar em branco o município (equivale a todos).
- Escolher o ASE 361 – RESTABELECIMENTO DE INSCRIÇÃO CANCELADA POR EQUÍVOCO.
- Deixar marcada a opção “Data de processamento”.
- Preencher o período solicitado (não pode exceder seis meses).
- Deixar marcadas todas as quadrículas referentes a “Situação do ASE”.
- Deixar marcadas todas as quadrículas referentes a “Situação da Inscrição”.
- Não preencher e-mail.
- No campo “Descrição” preencher “ASE 361”.
- Clicar em “Solicitar”.
- Abrir o relatório “ASE 361” e anotar o total de registros.
- Repetir a operação para o período de aferição que exceder a seis meses
IX. Categoria 19 (URNAS ELETRÔNICAS) – Grupo 1 (Guarda e Conservação) e Grupo 2 (Local de armazenamento).
- Responder “Não se aplica” para todos os quesitos, uma vez que a guarda e conservação das urnas eletrônicas é atribuição da Secretaria de Tecnologia da Informação – STI.
X. Categoria 20 (POSTOS DE ATENDIMENTO) – Grupo 1 (Verificação geral )
- Responder “Não se aplica” para todos os quesitos, uma vez que inexistem postos de atendimento fixos no Estado.
- Repetir os procedimentos dos itens 1 e 4. Iniciar o lançamento das respostas, clicando em cada uma das categorias de grupos de quesitos localizadas no lado esquerdo da tela (“INSTALAÇÕES FÍSICAS DO CARTÓRIO ELEITORAL”, “BENS PATRIMONIAIS”, “SERVIDORES”, “PÚBLICO” etc.).
- Iniciado o lançamento das respostas no SICEL, o responsável pelo preenchimento deverá clicar em “Salvar” ao final de cada grupo de quesitos, seguindo a ordem das categorias (“INSTALAÇÕES FÍSICAS DO CARTÓRIO ELEITORAL”, “BENS PATRIMONIAIS”, “SERVIDORES”, “PÚBLICO” etc.). Se o usuário necessitar fazer alguma alteração após ter salvo um grupo de quesitos, o sistema permite que ele a realize, devendo nesse caso salvar novamente aquele grupo. Após iniciada a execução, o sistema também permite que o usuário saia do SICEL e retorne a respondê-lo de onde havia parado.
- As categorias cujos grupos de quesitos não foram respondidos em sua totalidade e nem salvos ficarão grafadas em vermelho.
- Os campos de resposta para cada quesito estarão marcados em cores diferentes, conforme as seguintes situações:
- campos não preenchidos: em vermelho;
- campos preenchidos cujo grupo de quesitos não foi salvo: em amarelo;
- campos de grupo salvo: em azul e, posteriormente, cinza.
- Serão consignados no campo “Obs.”, existente ao final de cada grupo de quesitos, eventuais erros, abusos e/ou irregularidades detectados, bem como as providências adotadas para sanar tais circunstâncias; justificativa para quesito cuja resposta recair na opção “Não conforme” e “Exige aperfeiçoamento”, quaisquer outros comentários ou observações que se façam necessários.
- Ao salvar o último quesito constante do procedimento, o SICEL solicitará que o executor o feche. Neste momento, o sistema informará à CRE que a zona concluiu a correição.
- Após finalizar o procedimento, o sistema solicitará a impressão do Roteiro de Correições Ordinárias, devendo ser impressa uma única via.
- A via única do Roteiro de Correições Ordinárias deverá ser arquivada no cartório eleitoral, após ser rubricada pelo juiz eleitoral, pelo servidor designado secretário da correição e pelo representante do Ministério Público Eleitoral, se presente aos trabalhos, assinando-se sua última folha.
Este texto não substitui o publicado no DJE/TRE-CE nº 243, de 14.11.2012, pp. 2-3.

