Eventos

2024

Participação da Seção de Memória Eleitoral e Biblioteca no I Congresso Regional Eleitoral do Cariri

Visitação ao Centro de Memória e Biblioteca durante as atividades do Alistamento Down

20 anos do Programa de Preservação da Memória da Justiça Eleitoral do Ceará

 Expedição da Memória em Icó-CE

Visitas técnicas:

2023

21ª Semana de Museus

Período: 15 a 19 de maio de 2023
Tema: Museus, sustentabilidade e bem-estar
Palestrantes: Raquel Cavalcanti Machado, Edna Fernandes Saboia, Roberta Laena Costa Jucá
Mediador: José Vasconcelos Arruda Filho

2022

 90 Anos da Justiça Eleitoral

Período: 15 a 22 de maio de 2022
Tema: O Poder dos Museus
Roda de Conversa: 90 anos do voto feminino no Ceará
Facilitadora: Larissa Almeida Custódio da Silva
Mediadores: Roberta Laena Costa Jucá e José Vasconcelos Arruda Filho

2021

Live em comemoração à 19ª Semana Nacional dos Museus.

Palestrantes: Patrícia Vieira Pereira Minami e Marcel Leonardo Fonseca Almeida.
Mediador: José Vasconcelos Arruda Filho
Data: 20.05.2021

 

18ª Semana Nacional de Museus

Período: 18 a 24 de maio de 2020
Tema: Museus para igualdade: diversidade e inclusão

Lançamento da publicação digital: Cartilha “Igualdade, diversidade e inclusão”. Ação colaborativa entre as unidades de memória dos TREs do Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.
Data: 18.05.2020

 

Tardes Eleitorais

Participação do servidor José Vasconcelos Arruda Filho na roda de conversa “A memória e a importância de seu resgate para o fortalecimento da democracia”, evento virtual promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RN.
Data: 18.08.2020

 

14ª Primavera dos Museus

Período: 21 a 27 de setembro de 2020 
Tema: Mundo digital – Museus em transformação

 Lançamento da Cartilha digital Biografias dos presidentes do TRE-CE - 1932-2020
Ação Colaborativa da Rede de Memória Eleitoral
Série: Biografias
Data: 21.09.2020

 

Live Resgate, Preservação e Disseminação da Memória: desafios e perspectivas.

Palestrante: Luiz Fernando Duarte de Almeida
Mediador: José Vasconcelos Arruda Filho
Data: 24.09.2020 

 

Projeto Sexta Cultural promove qualidade de vida

Com o objetivo de promover a qualidade de vida e o bem-estar dos(as) servidores(as), a presidente do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro, lançou, no dia 16 de março de 2018, o Projeto Sexta Cultural. A ideia era que duas vezes por mês, os(as) servidores(as) participassem, na Sala de Sessões, de atividades artísticas e culturais, com o intuito de fortalecer a integração, com impacto positivo no clima organizacional.

O projeto, promovido pela Presidência do TRE, por meio do Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho, contou com a parceria do Sindicato dos Servidores da Justiça Eleitoral do Ceará (SINJE).

Dentre os eventos promovidos pelo Projeto Sexta Cultural, destacam-se:

- palestra “Musicoterapia: Para além de ‘quem canta seus males espanta”, conduzida pelo maestro e musicoterapeuta Rogério Jales;

- ciclo de palestras intitulado “Pensando na Vida”;

- palestra “Felicidade”,ministrada pelo padre Domingos Cunha, do Instituto Eneagrama Shalom (IESH);

- palestra “Sentido da Vida”, ministrado por Ana Maria Andreazza, do Instituto Eneagrama Shalom (IESH);

- palestra “Meditação”,ministrada pelo padre Domingos Cunha, do Instituto Eneagrama Shalom (IESH).

 

 Programa de Difusão Cultural proporciona momentos de arte e cultura

Programa de Difusão Cultural, instituído pela Resolução TRE-CE nº 238, de 8 de março de 2004 (alterada pela Res. TRE-CE nº 479, de 15 de fevereiro de 2012) é executado pela Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral (SEBIM), unidade integrante da Escola Judiciária Eleitoral, visando à promoção de ações culturais diversificadas (palestras, performances teatrais, exposições e outras atividades dinâmicas e interativas), a fim de proporcionar aos(às) servidores(as) da Justiça Eleitoral do Ceará oportunidades para a ampliação do diálogo no ambiente laboral, o intercâmbio de ideias e experiências, o debate sobre relevantes temas humanos, a fomentação de processos criativos, a descoberta e o desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas, a cooperação mútua na dinâmica de apreensão das visões de mundo.

Investindo, pois, em aprendizagens significativas, socialização e aprimoramento do saber, o Programa realizou, no ano de 2018, o 2º Encontro de Leitura e a XI Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

A Descartabilidade Humana”, com base na obra “A Metamorfose”, de Franz Kafka, foi o tema do 2º Encontro de Leitura. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2018, os(as) servidores(as) dedicaram-se à leitura da novela literária kafkiana, como ato preparatório para a culminância realizada em 15 de março do mesmo ano: uma palestra cênica, durante a qual puderam refletir, e, ao final, debater sobre o pensamento sociológico de Zygmunt Bauman, as idiossincrasias peculiares à era da modernidade líquida, a fragmentação e as incertezas decorrentes do célere processo de individualização, a volatilidade das relações humanas, a globalização e a sociedade de consumo.

Durante a 11ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o Programa elegeu o tema “O Amor ao Livro, em Jorge Luís Borges” para a realização de uma exposição contemplativa das citações do escritor argentino sobre sua profunda e imprescindível relação com a leitura. Para tanto, além dos banners expostos nos três andares do edifício-sede do TRE-CE, slides foram exibidos na Biblioteca do Tribunal. A exposição perdurou ao longo de todo o mês de novembro de 2018 e, aos(às) usuários(as) da Biblioteca, foram disponibilizadas obras do aludido escritor.

 

16ª Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que acontece, anualmente, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio. Para a celebração da 16ª Semana Nacional de Museus, o IBRAM estabeleceu o período de 14 a 20 de maio de 2018, com o tema “Museus hiperconectados – novos públicos, novas abordagens”.

Como parte da programação do evento, dentre os tribunais regionais eleitorais que compõem a Rede de Memória da Justiça Eleitoral (REME), doze se reuniram para a organização de uma ação colaborativa compartilhada entre as respectivas instituições. Para tanto, adotaram uma plataforma digital gratuita para divulgação do conteúdo da 16ª Semana Nacional de Museus. Deste modo, os TREs que aderiram ao chamado utilizaram a ferramenta CANVA para produção de um catálogo em dois tomos, com a história de seus centros de memória, de forma a divulgar as ações desenvolvidas no âmbito de cada um. O CANVA é uma ferramenta de criação de conteúdo gratuita, que pode ser facilmente utilizada e, por essas razões, foi adotada pela equipe para facilitar o acesso a todas as ações de memória durante a Semana Nacional de Museus.

Os catálogos intitulados Coleção Memória Colaborativa N.3 t.1 e Coleção Memória Colaborativa N.3 t.2 foram disponibilizados nos sítios eletrônicos dos respectivos tribunais.

Participaram da ação colaborativa os TREs dos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

 

 Palestra aborda Memória Institucional

Complementando a programação da 16ª Semana Nacional de Museus, o professor doutor Erick Assis de Araújo, do Curso de História da Universidade Estadual do Ceará, proferiu, no dia 25 de maio de 2018, na Sala de Sessões do TRE-CE, palestra sobre o tema “Memória Institucional: Acervo, Patrimônio e Identidade”. A presidente do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro, fez a abertura do evento e enfatizou a relevância do tema e de iniciativas dessa natureza. Em seguida, o palestrante apresentou o conceito de memória como “uma propriedade biológica, mas também emocional, de conservar certas informações”, destacando a importância do diálogo nas instituições, no intuito de discutir o assunto. Ao final, o professor elogiou “a iniciativa do Tribunal em se preocupar com a memória, que mostra, na verdade, uma preocupação com o sentido da vida do TRE”.

 

 Campanha de doação de livros

 Aproveitando o ensejo da realização da palestra sobre “Memória Institucional: Acervo, Patrimônio e Identidade”, foi relançada a campanha “Construindo a Nossa Estante”, desenvolvida pela Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral, com o objetivo de arrecadar livros de literatura e de outras áreas do conhecimento, por meio de doações feitas pelos(as) servidores(as), para incorporação ao acervo da biblioteca. O intuito é promover e incentivar a leitura entre os(as) servidores(as) e colaboradores(as) da Justiça Eleitoral cearense.

 

12ª Primavera dos Museus

Por ocasião da 12ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), no período de 17 a 23 de setembro de 2018, os TREs do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Tocantins elaboraram, em ação colaborativa, a cartilha eletrônica intitulada “O Processo Eleitoral: do Registro de Candidatura à Diplomação dos Eleitos”. Em sintonia com o tema proposto pelo IBRAM para o evento, “Celebrando a Educação em Museus”, a cartilha foi elaborada objetivando apresentar os trabalhos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral de forma mais detalhada, a fim de que os(as) eleitores(as), conhecendo melhor as diversas etapas envolvidas em uma eleição, possam exercer o seu direito de votar conscientes da amplitude e da complexidade do processo do qual participam no dia da votação.