TRE exalta os 90 anos do voto feminino no Ceará

A Escola Judiciária Eleitoral promoveu a roda de conversa “90 anos do voto feminino no Ceará”

Montagem de três fotos realizadas durante o evento "90 anos do voto feminino no Ceará", na sala ...

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) promoveu, nesta quinta-feira, 19/5, a roda de conversa “90 anos do voto feminino no Ceará”. O encontro aconteceu na sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e contou com palestra da professora Larissa Almeida Custódio da Silva, mestre em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

A roda de conversa, direcionada a servidores e servidoras do Tribunal, foi o primeiro evento totalmente presencial do TRE-CE após o início da pandemia e uma ação comemorativa da 20ª Semana Nacional dos Museus.

A professora Larissa Almeida traçou um panorama da busca feminina pelo direito ao voto, explicando que a luta por esse direito está historicamente ligada à imagem e à atuação das feministas. Ela destacou, no entanto, que "não se pode tentar encaixar um feminismo que se desenhava aqui (no estado) num feminismo de padrão nacional, como era considerado o do Sul e Sudeste(...) havia questões que eram levantadas aqui, como o direito ao divórcio, que, inicialmente, não eram defendidas em outras regiões".

Conforme a palestrante, antes de as mulheres poderem votar, ironia e ridicularização eram artifícios publicamente utilizados para desqualificar tal reivindicação. "Existia o medo real de que as relações sociais se invertessem por completo", pontua.

Mediaram a roda de conversa a coordenadora da EJE, Roberta Laena, e o servidor da Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral (Sebim), José Vasconcelos Arruda Filho, Vasco.

Homenagem ao desembargador Haroldo Máximo

Na abertura do evento, houve uma homenagem ao desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, falecido na última terça-feira, 17/5. A servidora da Corregedoria (CRE), Águeda Gurgel, trabalhou próximo ao desembargador em diferentes momentos na Justiça Eleitoral e exaltou não apenas o seu perfil de servidor público, mas também a generosidade que lhe marcava pessoalmente. "Todas as vezes em que eu o abordava com alguma situação relacionada não só ao trabalho, mas às pessoas que trabalhavam que estavam com algum tipo de necessidade, ele tinha esse olhar 'Como é que a gente pode ajudar?'".

#PraTodoMundoVer

Montagem de três fotos realizadas durante o evento "90 anos do voto feminino no Ceará", na sala de sessões do TRE-CE. Na primeira foto, na parte superior esquerda, estão o servidor José Vasconcelos Arruda Filho, da Sebim, e a palestrante, professora Larissa Almeida. Ela recebe um livro do servidor. Na segunda foto, na parte superior direita da montagem, estão a servidora Roberta Laena, coordenadora da EJE, e a palestrante Larissa Almeida. A professora recebe o certificado do evento. Na terceira foto, estão os(as) servidores(as) participantes da palestra ao redor da palestrante.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido