TRE do Ceará encerra, com sucesso, a 2ª Semana Viva Mulher
Programação contou com uma série de palestras, apresentações musicais e feirinha Elas por Elas

O TRE do Ceará concluiu a 2ª Semana Viva Mulher nesta sexta-feira, 13 de março. A programação, iniciada na segunda-feira (9), abrangeu uma série de palestras e apresentações musicais, incluindo do coral Vozes da Justiça, bem como a feirinha Elas por Elas, no hall do edifício-sede do TRE cearense.
A feirinha reuniu produtos artesanais desenvolvidos e comercializados por microempreendedoras, fortalecendo essas profissionais e valorizando as iniciativas femininas. As servidoras lotadas nos interiores do Ceará participaram por meio de transmissão virtual.
A semana foi uma iniciativa da Ouvidoria da Mulher (OM), da Assessoria de Atenção à Saúde e à Qualidade de Vida (ASAUD) e da Comissão de Participação Feminina (CPFem) do Tribunal.

Na segunda-feira, 9 de março, tendo como lema “Entre o servir e o cuidar: propósito e trajetória da participação da servidora pública”, a abertura foi feita pela presidente do TRE, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, e contou com a realização de três palestras. A primeira, apresentada por Denise Almeida Andrade, versou sobre o tema “Corresponsabilidade parental e igualdade de gênero”. Em seguida, a servidora Ingrid Eduardo, chefe da Seção de Controle de Frequências e Requisições (SECOF), expôs palestra baseada em sua tese de doutorado em Direito, intitulada “A Liderança na Justiça Eleitoral: a Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário”. Finalmente, a programação do primeiro dia da semana foi encerrada com a palestra “Dilemas da maternidade no serviço público”, a cargo da servidora Roberta Laena, coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJEC).
A programação da terça-feira, 10 de março, teve início com a apresentação da palestra “Sororidade – Uma ferramenta de transformação social”, levada a efeito pela servidora Rita de Cássia Brígido Feitosa. O evento foi aberto pela diretora-geral do TRE do Ceará, Orleanes Cavalcanti Viana Gomes. Logo depois, Rita debateu sobre a união e a solidariedade que devem existir entre as mulheres na luta por seus objetivos comuns e a superação do machismo, dos preconceitos e da misoginia. “A mulher deve romper com crenças limitantes, quebrar conhecimentos ultrapassados e permitir, a si mesma, novas formas de pensar, rebelando-se contra as imposições ditadas pela sociedade”, declarou.

Em seguida, baseando-se em narrativas de histórias clássicas infantis, mostrou as transformações que a mulher tem passado ao longo de décadas, superando discriminações e tornando-se protagonista de seu tempo. A palestrante ilustrou sua exposição também com indicações de vários livros, destacando-se “O Feminismo é Para Todo Mundo” e “E Eu Não Sou Uma Mulher?”.
Na quarta-feira, dia 11, a coordenadora de ações e prevenção à violência da Secretaria de Mulheres do Governo do Estado do Ceará, Giana Nápoles Gomes, proferiu palestra sobre o tema “Violência doméstica contra magistradas, servidoras e a família”. Inicialmente, assinalou que o tema deve ser estendido também a todos os homens, já que “a violência contra a mulher está muito ligada a uma cultura que sempre pregou a submissão da mulher ao homem”.

Em seguida, citou conquistas históricas alcançadas pelas mulheres ao longo do tempo, como a de frequentar escolas (1827) e o direito ao voto (1932), bem como uma série de leis aprovadas em tempos recentes, em benefício das mulheres, como o Estatuto da Mulher Casada, a Lei do Divórcio, a igualdade de direitos entre homens e mulheres (estabelecida pela Constituição Federal de 1988), a Lei Maria da Penha, bem como as da Importunação Sexual e da Igualdade Salarial.
A palestra teve também a participação da juíza ouvidora da mulher do TRE do Ceará, Valéria Carneiro, bem como intervenções e depoimentos de servidoras e terceirizadas que atuam no Tribunal.
“No Brasil, 49% dos lares são chefiados por mulheres e, no Ceará, este índice alcança a casa dos 52,6%. Segundo o IBGE, as mulheres são mais escolarizadas do que os homens, mas têm dificuldades de acessar cargos de chefia e gerência no mercado de trabalho”, declarou Giana. A representação política foi outro ponto apresentado: “somos 53% do eleitorado brasileiro, mas a participação feminina no Senado Federal, por exemplo, é de apenas 17,28%”, observou. Ela relacionou as diversas políticas públicas para mulheres no Estado, que abrangem 94 equipamentos de proteção, como as casas da Mulher Brasileira, da Mulher Cearense e da Mulher Municipal, bem como as delegacias de defesa da mulher e as Salas Lilás, nas delegacias comuns, espaços onde as mulheres podem ser acolhidas de forma adequada por equipes especializadas.
Na quinta-feira, 12 de março, a 2ª Semana Viva Mulher consistiu na palestra “O poder do assoalho pélvico para a saúde íntima da mulher”, ministrada por Rayanne Moreira, fisioterapeuta e especialista em saúde feminina. O evento foi precedido pelas falas de três integrantes de organizações não governamentais (ONGs) ligadas a ações em benefício da mulher. Logo depois, a juíza ouvidora da mulher do TRE do Ceará, Valéria Carneiro, agradeceu a presença de todas e todos.

Rayanne Moreira iniciou a sua explanação esclarecendo ao público presente o que é a região do assoalho pélvico. Observou que entre 30% a 40% das mulheres não sabem exercitar a musculatura, sendo ela muito importante para sustentar órgãos como a bexiga, o útero, o reto e o final do intestino, bem como para a estabilidade do tronco, a passagem de bebês e a função sexual. Por fim, abordou a questão da fisioterapia pélvica e de como esta pode ajudar as mulheres. O evento teve, como os anteriores, a participação e interação das mulheres presentes, que fizeram diversas perguntas e comentaram assuntos expostos pela palestrante.

Para finalizar as apresentações, nesta sexta-feira (13), o grupo de Mulheres Vitoriosas em Ação iniciou a manhã de programações discorrendo sobre suas trajetórias na descoberta do câncer de mama, superação e o ânimo de continuar vivendo. Na ocasião, elas falaram sobre a importância das mulheres se cuidarem e da realização exames periódicos. “Quanto mais rápido descobrir a doença, maior será a chance da cura. Nós renascemos para melhor, estamos aqui para mostrar que nada está perdido e viva o hoje”, disse uma das integrantes. O grupo também ajuda mulheres que estão em tratamento da doença.
O encontro também contou com a presença da juíza Valéria Carneiro e com a palestra "Climatério e Qualidade de Vida", ministrada pela médica ginecologista, obstetra e sexóloga, Letícia Nacle, que traçou evidências e estratégias para a fase de menopausa. Durante a palestra, a especialista explicou sobre as idades do início da irregularidade menstrual, início dos fogachos e idade da última menstruação, bem como os sintomas que as mulheres podem sentir e os cuidados adequados.

O evento foi encerrado após cinco dias de reflexão, conhecimento e valorização da força, coragem e determinação das mulheres que compõem o Eleitoral cearense. Cada depoimento, dúvida e voz levantada durante a 2ª Semana Viva Mulher reforçam o companheirismo, o apoio e a compreensão entre as mulheres, bem como a importância do reconhecimento e da valorização das mulheres em todos os espaços.
Denúncia
Além de prevenir, é essencial que todas e todos conheçam os canais de denúncias de violência contra a mulher, seja como vítima, seja como testemunha. Denúncias salvam vidas e são importantes mecanismos de combate à violência de gênero.
Acesse e salve os seguintes contatos:
Central de Atendimento à Mulher - 180
Secretaria das Mulheres - 155
Polícia Militar - 190
Ouvidoria da Mulher do TRE-CE - (85) 99430–6318 (WhatsApp) / (85)3453–3857
E-mail: Ouvidoriamulher@tre-ce.jus.br
https://apps.tre-ce.jus.br/souform/edit-ocorrencia-mulher.jsf
Confira outros meios de denunciar nos diversos municípios do Ceará
#PraTodoMundoVer
As imagens mostram um evento realizado na sala de treinamento e no hall do TRE-CE. Na primeira imagem, mostra um público de costas sentado em cadeiras de plásticos, organizadas em fileiras, na sala de treinamento do TRE-CE. No local, há um púlpito transparente. Uma servidora está atrás do púlpito e segura um microfone, enquanto fala. Há ainda, poltronas estão sentadas três mulheres, uma delas é a presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva. O local possui paredes claras. O público observa a apresentação. Na segunda imagem, pessoas que compõem o coral Vozes da Justiça, estão em pé voltada para o público em uma apresentação. As pessoas vestem calças preta e camisas branca. Um homem vestindo roupa preta está posicionado mais a frente e segura um violão. Ele fala em um microfone que está em um tripé. Na terceira imagem, a diretora-geral, Orleanes Cavalcante, e a servidora Rita de Cássia, estão em pé lado a lado. Uma delas segura um microfone. A outra segura um certificado. As duas estão voltadas para a câmera. Na quarta imagem, um grupo de pessoas estão sentadas em cadeiras de plástico voltados para a área de apresentação. A sala possui portas e paredes amarelas e cinzas. Há um tripé de câmera posicionado em uma das laterais da sala. Na quinta imagem, há um espaço de apresentação com um púlpito transparente, um microfone e equipamentos de som. A fisioterapeuta Rayanne Moreira está em pé falando ao microfone diante do público. Ao lado do espaço de fala, há poltronas, onde a juíza Valéria Carneiro está sentada. O local possui paredes cinzas e amarela. Na sexta imagem, no mesmo ambiente de apresentação, ao fundo o grupo Mulheres Vitoriosas, que está posicionada de frente para o público. Os participantes estão sentados em cadeiras de plásticos e observam a apresentação. Na sétima imagem, no mesmo ambiente, está a ginecologista Letícia Nacle, que palesta para o mesmo público.

