Programa de Preservação da Memória da Justiça Eleitoral do Ceará completa 20 anos

Instituído pela Resolução nº 238/2004

Tamanho Site - 1

No mês de março de 2024, o Programa de Preservação da Memória da Justiça Eleitoral do Ceará completa 20 anos de trajetória. Instituído pela Resolução nº 238, de 8 de março de 2004, teve seu lançamento oficial realizado naquele mesmo mês, durante o XXVII Encontro do Colégio de Presidentes da Justiça Eleitoral, em Fortaleza.

O lançamento no Museu do Ceará não foi ao acaso, aquele foi o prédio em que a sessão de instalação do TRE-CE, em 2 de agosto de 1932, ocorreu. Na ocasião de estreia do Programa, também foi lançado o livroFragmentos da Memória do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

O objetivo do Programa é implementar atividades com vistas à recuperação, à preservação e à divulgação da memória eleitoral e política do Ceará. As ações vinculadas ao programa passam por eixos como pesquisa; elaboração de conteúdo; coleta e arquivamento de documentos, objetos e materiais de valor histórico e sociológico; organização de palestras e elaboração de exposições, entre outras.

Novidades

Prestigiando os 20 anos do Programa, o TRE-CE instituiu, através da Resolução nº 1.001 de 19 de fevereiro de 2024, a Seção de Memória Eleitoral e Biblioteca (SEMEB).

Novas ações estão em andamento, como a virtualizaçãodo Centro de Memória Eleitoral, a criação de uma agenda de exposições temporárias no bloco de eventos do Tribunal e a Expedição da Memória, que recentemente visitou o município de Icó e, em breve, estará no Cariri.

Nova logo

Para celebrar os 20 anos do Programa, a Escola Judiciária Eleitoral Cearense, em uma parceria entre a Seção de Memória Eleitoral e Biblioteca e a Seção de Editorações e Publicações, preparou nova logomarca para o Programa de Preservação da Memória.

A proposta resgata elementos da logo original, mantendo uma representação estilizada do Palácio da Justiça (onde a Secretaria do Tribunal funcionava, no ano de sua instituição, 1932), e faz sua releitura, buscando equilíbrio entre inovação e tradição. Linhas, cores, tipografia e demais elementos visuais foram cuidadosamente pensados.

A nova logo do Programa, que também representará o Centro de Memória, motivou uma exposição temporária aberta à visitação no hall de circulação do bloco de eventos do Tribunal.

Programa da Memoria Intranet

Nova logo do Programa de Preservação da Memória da Justiça Eleitoral do Ceará

Preservar e disseminar a memória institucional, especialmente dos órgãos públicos, é imperativa obrigação de quantos hoje compõem seu quadro funcional, em nome da preservação maior da memória coletiva brasileira. É nesse afã que o Programa de Preservação da Memória Eleitoral do TRE-CE tem focado suas ações ao longo de seus vinte anos de existência.

Visite a exposição no hall de circulação, em frente ao Centro de Memória Eleitoral, na sede do TRE-CE.

Serviço

Exposição de 20 anos do Programa de Preservação da Memória da Justiça Eleitoral do Ceará
Onde: Sede do TRE-CE (Rua Dr. Pontes Neto, n.º 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE)
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

#PraTodoMundoVer

A primeira imagem é um registro fotográfico. Nela, à frente de banners da exposição, estão dois servidores do TRE-CE e o presidente do órgão, posando para a foto. Na segunda imagem, um card gráfico de fundo azul escuro. Nele, há um monumento branco com o texto ao lado "Programa de Preservação da Memória da Justiça Eleitoral do Ceará". Abaixo, o texto, em amarelo: "20 anos 2004-2024" e as logos da EJEC e do TRE-CE.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido