Revista Suffragium do TRE-CE sobe de nível na avaliação acadêmica do MEC
Periódico subiu de Qualis B4 para nível B1 na classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao MEC

A revista Suffragium do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) avançou em sua avaliação acadêmica ao subir de Qualis B4 para nível B1 na classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A avaliação, referente ao quadriênio 2021–2024, foi divulgada dia 12 de janeiro passado e pode ser consultada na Plataforma Sucupira.
A nova classificação amplia a visibilidade da revista, fortalece sua credibilidade junto à comunidade científica e reforça sua contribuição para os programas de pós-graduação, tornando-a ainda mais atrativa para autores(as), avaliadores(as) e instituições de pesquisa.
O diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJEC), desembargador eleitoral Antônio Edilberto Oliveira Lima, destacou a relevância do avanço institucional: “Parabenizo a equipe do Núcleo de Pesquisa e Estudos Eleitorais Avançados do TRE-CE pela atuação contínua e altamente qualificada desde a inclusão da revista no ranking da CAPES. Esse resultado reafirma o papel institucional da publicação no fortalecimento da pesquisa e da difusão do conhecimento.”
Os trabalhos do Núcleo de Pesquisa e Estudos Eleitorais Avançados (NEP) do Regional cearense, nos últimos dois anos e oito meses, foram desenvolvidos sob a liderança de Waldemir Higino Farias Paz, com a atuação dos(as) servidores(as) Adriana Soares Alcântara, Thiciano Rogers Leite e Nathália Cavalcante Martins, além da estagiária Gildênia Nágila Nascimento.
A coordenadora da EJEC, Roberta Laena, ressaltou que "este resultado demonstra a importância de um trabalho continuado, iniciado ainda em janeiro de 2023, quando a revista ingressou no ranking da CAPES, período em que atuavam como professores editores Martonio Mont'Alverne Barreto Lima e Raquel Cavalcanti Ramos Machado. Desde então, cada ação desenvolvida consolidou um projeto editorial consistente, fruto de esforço coletivo".
Entre os próximos desafios do periódico, está a adaptação da Suffragium aos novos critérios de pontuação definidos pela CAPES, cuja avaliação passará a focar na classificação individual dos artigos, com base em métricas de impacto. A etapa é considerada essencial para a consolidação e o aprimoramento contínuo da revista no cenário acadêmico nacional.
Revista Suffragium
A Suffragium é um periódico semestral de acesso livre, voltado à divulgação de estudos originais nas áreas de Direito Eleitoral e Ciência Política. Seu propósito central é promover interlocução qualificada entre essas duas esferas do conhecimento, reunindo análises de juristas e cientistas políticos(as) sobre temas relevantes da conjuntura institucional e democrática brasileira.
O periódico adota fluxo contínuo de submissão, permitindo o recebimento permanente de novos trabalhos. As diretrizes para publicação encontram-se disponíveis na página oficial da revista.
#PraTodoMundoVer
No card, à esquerda, sobre um fundo azul, aparece o texto “EXCELÊNCIA RECONHECIDA”, escrito em letras maiúsculas. Abaixo, em uma faixa horizontal em tom laranja, há a frase “Revista Suffragium agora é”, seguida do selo “B1” e do logotipo da CAPES. No canto superior direito da imagem, estão os logotipos da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC) e do TRE-CE. À direita, é exibida a capa da revista Suffragium. Na parte superior da capa, lê-se “Suffragium – Revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará”. A capa indica “Volume 14 – Número 25 – Julho a Dezembro / 2023”.

