TRE-CE é finalista com três iniciativas na 1ª Edição do Prêmio Justiça Eleitoral, do TSE
Atividades foram conduzidas pela 28ª Zona Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) está entre os finalistas na 1ª Edição do Prêmio Justiça Eleitoral, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Regional cearense concorre com três iniciativas da 28ª Zona Eleitoral relacionadas a combate à desinformação, acesso à Justiça Eleitoral e inovação e cidadania.
O prêmio tem como objetivo reconhecer as boas práticas de servidores(as), instituições parceiras, juízes(as), colaboradores(as) e cidadãos, que contribuem com o fortalecimento da democracia.

Confira os projetos do TRE-CE na final do Prêmio:
Preparação de Urnas Participativa - Combatendo a Desinformação com Transparência e Protagonismo Cidadão - As pessoas voluntárias atuantes nas atividades de preparação, lacração e auditoria de urnas eletrônicas da 28ª Zona Eleitoral são organizadas em equipes e capacitadas para realizar os procedimentos. A ação visa propor o princípio da transparência e de combate à desinformação sobre o funcionamento e a segurança do processo eletrônico de votação. Além disso, oportuniza um sentimento de pertencimento e inclusão, tornando as pessoas multiplicadoras de informações sobre segurança das urnas, bem como fortalece a imagem da Justiça Eleitoral.
Intérprete de Libras e Cartório Eleitoral nas Eleições 2024 - projeto promove a ação de intérpretes em eventos relacionados às eleições (treinamentos, reuniões, audiências púbicas), na 28ª Zona. A prática garante a inclusão de pessoas surdas em eventos e fortalece a relação institucional com a comunidade local, além de proporcionar visibilidade aos profissionais de Libras, possibilitando também que pessoas com deficiência auditiva integrem outras equipes de trabalho eleitoral.
Desenvolvimento de soluções de acessibilidade e conforto térmico em locais de votação - uma parceria com o curso de Arquitetura da Universidade Regional do Cariri (Urca), que tornou mais inclusivo e confortável o exercício do voto e do trabalho voluntário. O projeto tem como objetivo desenvolvimento e melhorias arquitetônicas e paisagísticas nas escolas públicas municipais, designadas locais de votação da 28ª Zona, focadas em conforto térmico, acessibilidade e sustentabilidade. Além de proporcionar o incentivo de desenvolvimento de projetos de extensão acadêmica.

O TSE divulgou as 21 iniciativas finalistas nessa sexta-feira (24). As categorias abordam sete temas: Inovação em Cidadania na Justiça Eleitoral; Combate à Desinformação; Eficiência na Comunicação; Redução das Desigualdades de Gênero, de Raça, de Etnia e de Idade; Acesso à Justiça Eleitoral; Eleitor Comprometido; e Mesário Exemplar.
Ainda conforme o TSE, os projetos vencedores serão revelados no dia 10 de dezembro, em cerimônia na sede do Tribunal, em Brasília. Na ocasião, será entregue troféu e diploma.
#PraTodoMundoVer
A primeira imagem mostra uma sala ampla, com piso claro e paredes na cor bege. Ao fundo, há várias pilhas de caixas de papelão contendo urnas eletrônicas. No centro, uma mulher em pé conduz uma apresentação para um grupo de pessoas sentadas em cadeiras azuis dispostas em fileiras. À esquerda, uma intérprete de Libras traduz a fala da apresentadora. À frente da sala, há uma mesa com notebook, cabos e duas cadeiras brancas de plástico. Os participantes, homens e mulheres, acompanham atentamente a atividade, alguns com crachás e cadernos sobre as mesas acopladas às cadeiras. A segunda imagem mostra um grupo de dezoito pessoas - quatorze mulheres e quatro homens - posando para a foto, alguns em pé e outros sentados à frente. Todos fazem um sinal em Libras com as mãos. Em primeiro plano, há cadeiras azuis, e ao fundo, no canto direito, três bandeiras estão posicionadas. A terceira e última imagem mostra, em primeiro plano, pessoas sentadas em cadeiras azuis voltadas para um homem que ministra uma palestra. Na parede, é possível ver a projeção do conteúdo da apresentação. No canto esquerdo, duas mulheres aparecem em pé. A sala também possui três bandeiras à direita, duas janelas e um aparelho de ar-condicionado fixado na parede.

