TRE-CE é campo de pesquisa acadêmica sobre liderança feminina na Justiça Eleitoral
Consulta visa compreender os fatores que estimulam ou dificultam a presença feminina em chefias

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) está sendo campo de análise da pesquisa acadêmico-científica “Percepção sobre a Chefia de Cartório Eleitoral no Interior do Ceará”, aplicada pela Comissão de Participação Feminina (CPFem) da instituição junto ao público interno.
A consulta é desenvolvida pela servidora Ingrid Barboza, chefe do Núcleo de Governança de Pessoal do TRE Ceará e doutoranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor). O trabalho faz parte de seus estudos sobre equidade de gênero na Justiça Eleitoral, com base na Política Nacional de Participação Feminina no Poder Judiciário, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução nº 255/2018.
Uma parceria entre Academia e Judiciário, a pesquisa visa compreender sobre a ocupação de funções de chefia nas zonas eleitorais do interior por mulheres, considerando aspectos como infraestrutura municipal, particularidades regionais, qualidade de vida, desenvolvimento, apoio e reconhecimento institucional.
Os resultados subsidiarão uma produção científica voltada à análise dos fatores que estimulam ou dificultam a presença feminina em cargos de liderança, sendo essenciais para a construção de um diagnóstico real e sensível sobre as condições que influenciam o exercício da liderança feminina no Judiciário Eleitoral.
#PraTodoMundoVer
A imagem tem fundo dividido em duas partes: a parte superior em bege claro e a inferior em azul escuro. No canto superior direito está a logo do TRE-CE. À esquerda, o texto está disposto em três linhas. A primeira linha diz “TRE-CE mapeia”, em letras azuis. Abaixo, em destaque e letras grandes, está escrito “EQUIDADE DE GÊNERO NA JUSTIÇA ELEITORAL”, também em azul. Na parte inferior, sobre o fundo azul escuro, aparece a frase “com aplicação da pesquisa: ‘Percepção sobre a Chefia de Cartório Eleitoral no Interior do Ceará’”, em letras brancas. À direita do texto, há uma ilustração em tons de azul representando uma mulher de cabelos médios, com colar de pérolas e roupa formal, posicionada atrás de uma urna eletrônica. Atrás da figura feminina, há o contorno do mapa do Ceará, também em azul claro.

