Ouvidoria da Mulher do TRE-CE compartilha experiências em encontro nacional do Judiciário
Estiveram presentes as juízas Valéria Carneiro e Samara Cabral

As juízas ouvidoras da Mulher de Fortaleza e da região do Cariri do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Valéria Carneiro e Samara Cabral, participaram, entre os dias 29 e 31 de outubro, do 6º Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum), realizado na sede do Tribunal de Justiça de Goiás, em Goiânia.
Durante o evento, as magistradas da Justiça Eleitoral cearense apresentaram o Relatório de Ações da Ouvidoria e da Ouvidoria da Mulher do TRE-CE referentes aos anos de 2024 e 2025.

O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos entre ouvidoras, fortalecer o diálogo entre o Judiciário e a sociedade civil e contribuir para a melhoria dos serviços prestados a mulheres vítimas de violência.
Cojum
O Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum) foi criado em 15 de fevereiro de 2023. A criação ocorreu durante o Encontro do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid) no TJ Paraná. O Colégio é composto por ouvidoras dos tribunais de justiça de todo o país, além de servidoras e servidores integrantes das 'ouvidorias.
Entre as funções e objetivos, estão a promoção da articulação entre as ouvidorias especializadas em todo o Brasil, a busca por assegurar um canal de acolhimento humanizado e escuta sensível para mulheres vítimas de violência, assédio ou discriminação e o encaminhamento das denúncias para as autoridades competentes, atuando como um elo entre as vítimas e os órgãos responsáveis por buscar justiça, assim como a reunião de especialistas de todo o país para debater e aprimorar práticas de acolhimento e atuação em defesa dos direitos das mulheres.
*Com informações do CNJ e do Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul
#PraTodoMundoVer
A primeira imagem mostra um grupo de trinta e cinco pessoas — trinta e três mulheres e dois homens — posando para a foto, lado a lado, com alguns posicionados à frente e outros atrás. No ambiente, há cadeiras pretas e dois telões suspensos no teto. Ao fundo, um grande telão exibe o nome e a identidade visual do evento: “IV Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres”. A segunda imagem mostra as juízas ouvidoras da Mulher do TRE-CE posando lado a lado para a foto, ambas segurando em mãos o Relatório de Ações da Ouvidoria em 2024 e 2025.

