Programa de Difusão Cultural

Logo do Programa de Difusão Cultural - TRE-CE

Instituído pela Resolução TRE-CE nº 493, de 18 de junho de 2012, o Programa de Difusão Cultural da Justiça Eleitoral do Ceará visa à promoção da cultura no ambiente organizacional, com os seguintes escopos:

- difundir conhecimentos, abordando, em suas atividades, temas diversos, relacionados a diferentes áreas do saber: Artes (literatura, teatro, cinema, música, dança, pintura, escultura, arquitetura), História, Filosofia, Sociologia, Antropologia (notadamente, a Antropologia Cultural), dentre outros;

- contribuir para a valorização institucional, divulgando, pela via criativa da arte, a missão e as  múltiplas ações da Justiça Eleitoral do Ceará, ao longo de sua história, em prol do fortalecimento da democracia e da cidadania em nossa sociedade;  

- cooperar, significativamente, para a qualidade de vida no trabalho, favorecendo, através das ações culturais, a oportunidade de uma interação mais efetiva entre os servidores, com fins de melhoria das relações interpessoais;

- fomentar o processo criativo e promover a cultura como um dos elementos inspiradores para o fortalecimento da autoestima e o alcance do bem-estar psicossocial.

Objetivando a concretização desses propósitos, o referido Programa desenvolve diversas atividades culturais, tais como: palestras, debates, cafés culturais temáticos, círculos de cultura, exposições, performances teatrais, gincanas culturais, oficinas, exibições cinematográficas, apresentações poéticas e musicais, dentre outros.

Seu evento de maior destaque é a comemoração anual da Semana do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto Federal nº 84.631, de 9.4.1980.

Resolução TRE-CE nº 493 (formato PDF), de 18 de junho de 2012 - Institui o Programa de Difusão Cultural no âmbito da Justiça Eleitoral do Ceará.

  • Últimas ações:

2024 - Pacto de Cooperação com o Museu da Fotografia Fortaleza

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, através da Escola Judiciária Eleitoral Cearense, firmou pacto de cooperação com o Museu da Fotografia Fortaleza.

O acordo deve impactar positivamente o Programa de Difusão Cultural e o Programa de Preservação da Memória, gerenciados pela EJEC.

A intenção é realizar exposições na sede do Tribunal e demais espaços adequados, além de capacitar as equipes da Escola para atuarem com curadoria, expografia, concepção e montagem de exposições. Como primeiro fruto da parceria, foi realizada a exposição Instantes de Luiz, do fotógrafo Luiz Santos, durante o I Congresso Regional Eleitoral do Cariri.

  • Semana do Livro e da Biblioteca

A Semana do Livro e da Biblioteca adveio da necessidade de se realizar no TRE-CE um evento destinado a promover a discussão acerca da importância da valorização da cultura no espaço organizacional, propiciar a integração entre a Biblioteca e seu público usuário efetivo e em potencial, contribuindo, assim, para uma maior utilização do espaço da Biblioteca por parte das pessoas que formam a força de trabalho da instituição, divulgar as manifestações culturais existentes na nossa sociedade, estimular o hábito da leitura no pessoal que colabora com o Tribunal, ampliar esse hábito de leitura nas pessoas que frequentam a Biblioteca e ressaltar a importância de se preservar o patrimônio histórico e cultural da Instituição.

Desde a implantação deste evento, foram realizadas as seguintes apresentações:

2023 - Sororidade: Uma ferramenta de transformação social

2022 - Encontro Literário da Justiça Eleitoral do Ceará

2021 - A Palavra que Resta: entrevista com o escritor Stênio Gardel

2019 - A Invisibilidade Feminina

2018 - O Amor ao Livro, em Jorge Luís Borges

2016 - Brilhantes Escritores, Notáveis Servidores

2015 - Leituras do Brasil (em versos e canções)

2014 - Viver: Cultura, Saúde e Comemoração!!!

2013 - Poesia e Música : um Encontro de Amor em Vinícius de Moraes

2012 - 80 anos do TRE-CE

2011 - Poesia

2009 - O Livro

2008 - Centenário de Morte de Machado de Assis

2007 - A Poesia e a Política na Obra de Patativa do Assaré

2005 - Publicações do TRE-CE, Livros de Autoajuda e Livros Curiosos

Além da Semana do Livro e da Biblioteca também são realizadas outras ações e atividades culturais, sempre com o objetivo de promover a arte, a cultura, o saber, o livro e a leitura.