EJE realiza Encontro Literário da Justiça Eleitoral do Ceará

O Encontro aconteceu em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca

Foto retangular. No auditório, à frente do palco, posam para a foto as pessoas homenageadas do e...

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), realizou, na última sexta-feira, 18/11, o Encontro Literário da Justiça Eleitoral do Ceará, em parceria com a Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral. O Encontro aconteceu em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca, e é uma realização do Programa de Difusão Cultural da Justiça Eleitoral do Ceará. 

Na ocasião, foram homenageados(as) servidoras e servidores que têm livros e capítulos de livros publicados. O diretor da EJE, desembargador Gladyson Pontes, discursou sobre a importância de reconhecer estes trabalhos. Em seguida, o diretor falou sobre talentos desconhecidos de demais servidores(as): "Não é incomum trabalharmos anos a fio ao lado de alguém que, para além das atividades laborais, tem habilidades outras que desconhecemos totalmente e das quais nem suspeitaríamos. Quando essas habilidades vêm a lume, nos quedamos, surpresos."

No discurso, o desembargador também motivou as demais pessoas a escrever e publicar, finalizando sua fala com o poema O Livro e a América, de Castro Alves:

Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n’alma
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar.

Além do desembargador, o servidor do Gabinete da Secretaria de Tecnologia da Informação, Gilson Barbosa, discursou representando os autores e as autoras homenageados. Ele falou sobre o apreço pela escrita e a variedade de estilos e temáticas abordadas nas obras dos(as) colegas. Em suas palavras, os(as) homenageados(as), "além de serem servidores dedicados, também dão o seu melhor neste largo, infinito mundo das letras, onde, com pesquisa e metodologia científica, em diversos casos, ou com criatividade e imaginação, em outros, têm dado à luz livros muito interessantes".

Revitalização da Campanha Nossa Estante

No encontro, também ocorreu a revitalização da Campanha Nossa Estante, lançada pela Biblioteca de TRE-CE no ano 2000 e idealizada por Dulce Maria Rossas Freire, então coordenadora de Jurisprudência e Documentação. A campanha consistia em estimular a doação de livros para a Biblioteca, de diferentes áreas do saber. Por meio das doações, ao longo dos anos, foi formado um acervo expressivo, e a leitura foi cada vez mais estimulada com o compartilhamento dos livros, acessíveis a servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores da Justiça Eleitoral do Ceará. 

A Biblioteca convida para participar da campanha e contribuir na doação de livros. 

Semana do Livro e da Biblioteca

A Semana do Livro e da Biblioteca foi nacionalmente instituída pelo Decreto Federal nº 84.631, de 9 de abril de 1980. No âmbito do TRE-CE, a Semana oportuniza às servidoras e aos servidores uma aproximação mais efetiva com as manifestações culturais propagadas em nossa sociedade, exaltando, primordialmente, a valorosa significância dos livros e das bibliotecas no contexto histórico-cultural de nosso país e, particularmente, a importância da Biblioteca em nossa Instituição.

Programa de Difusão Cultural

O Programa de Difusão Cultural da Justiça Eleitoral do Ceará foi instituído pela Resolução TRE-CE nº 493, de 18 de junho de 2012, sob a Coordenação da Escola Judiciária Eleitoral e a execução da Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral. O objetivo é alcançar a difusão de conhecimentos relacionados a diversas áreas do saber, a contribuição para a valorização institucional, a cooperação para a qualidade de vida no trabalho e o estímulo ao processo criativo e a promoção da cultura como elemento inspirador ao fortalecimento da autoestima e do bem-estar psicossocial.

#PraTodoMundoVer

Foto retangular. No auditório, à frente do palco, posam para a foto as pessoas homenageadas do evento. Eles estão lado a lado, seguram certificados e troféus e sorriem. Da esquerda para a direita, estão: Rodrigo Ribeiro; Antônio Eder; Clélio Kramer; Roberta Laena; Marcos Heleno; Marcos Minami; Stênio Gardel; Tarciano Lemos e Vasco Arruda.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido