Desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira

Desembargadora Presidente do TRE-CE

 

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que assume a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, nasceu em Aurora, Ceará. Filha de João Pinheiro do Amaral e de Josefa dos Santos.

É casada com o advogado Fernando Teixeira Nogueira de cuja união nasceram três filhas: Maria Alice, Maria Cecília e Maria Isabel.

Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará. É pós graduada, em nível de especialização em Direito Processual Civil pela UFC. Antes de ingressar na Magistratura, exerceu a função de escrevente junto ao Cartório Miranda Bezerra. Assumiu a Magistratura Cearense em 1986, exercendo suas atividades jurisdicionais nas comarcas de Marco, Jucás, Icó e Fortaleza, além de ter sido juíza eleitoral em diversas zonas do interior. Foi membro suplente e depois efetivo do TRE do Ceará na categoria Juiz de Direito, oportunidade em que foi designada para presidir os procedimentos de geração de mídias e integrar a comissão apuradora das eleições de 2006. Exerceu atividades na 6ª Turma recursal dos Juizados Especiais Cíveis. Teve acesso ao cargo de Desembargador pelo critério de merecimento, em 30 de abril de 2009, e atualmente é presidente da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Sem prejuízo das suas funções, exerceu ainda as atribuições de supervisora do Nupemec e coordenadora da Central de Conciliação do TJ do Ceará. Em 2007, lançou o livro "O Direito Sucessório do Cônjuge e do Companheiro".

Sua formação intelectual registra larga participação em cursos, seminários e congressos.