Projeto TRE em Movimento encerra com êxito o primeiro ciclo

O projeto, que ocorreu em cinco zonas eleitorais entre os dias 22 e 26/11, incluiu inspeções, atendimentos itinerantes, audiências públicas e palestras

TRE em Movimento

O projeto TRE em Movimento, iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará (CRE-CE), encerrou sua primeira edição na última sexta-feira, 26/11. Ao longo da semana passada, ocorreram diversas atividades em cinco zonas eleitorais, sediadas nos municípios de Itapajé (41ª ZE), Itapipoca (17ª ZE), Paracuru (109ª ZE), Pentecoste (50ª ZE) e Uruburetama (23ª ZE).

Sob o comando do corregedor regional eleitoral, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, além de inspeções nas zonas eleitorais mencionadas, foram realizadas palestras, audiências públicas e atendimentos de eleitoras(es).

Sobre a implantação do TRE em Movimento, avalia o corregedor: "A gente considerou um sucesso para esse primeiro momento. E, no próximo ciclo, em 2022, as audiências públicas pretendemos incrementar".

O público também aprovou a iniciativa. A eleitora Auricélia Sousa, por exemplo, que mora em Paraipaba há mais de um ano, enalteceu a qualidade do atendimento recebido: "Achei ótimo e rápido. Se não fosse essa oportunidade, teria que ir em Paracuru, porque eu estava precisando mesmo fazer essa transferência".

O TRE em Movimento contou com a participação de servidores da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), da Ouvidoria Regional Eleitoral (Ouvir) e dos cartórios eleitorais. O próximo ciclo do projeto deverá acontecer em fevereiro de 2022, em dias ainda a serem definidos pela CRE-CE.

 Confira como foi o primeiro ciclo do projeto:

Inspeções

- 22/11: Itapajé (41ª ZE);

- 23/11: Uruburetama (23ª ZE);

- 24/11: Itapipoca (17ª ZE);

- 25/11: Pentecoste (50ª ZE);

- 26/11: Paracuru (109ª ZE).

As inspeções objetivam primeiramente orientar juízas(es) e servidoras(es) quanto às melhores práticas a serem utilizadas no serviço cartorário, mas também servem para fiscalizar os trabalhos já desenvolvidos.

Audiências públicas

- 24/11: Na Câmara Municipal de Itapipoca, com aproximadamente 60 participantes;

- 26/11: Na Câmara Municipal de Paracuru, com aproximadamente 35 participantes.

As audiências públicas foram presididas pelo corregedor regional eleitoral, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos. Nelas, o ouvidor regional eleitoral, Dr. David Sombra Peixoto, abordou os temas: voto consciente, combate à compra de votos e função da ouvidoria. Já o coordenador de Auditoria e Contas Eleitorais e Partidárias, servidor Caio Silva Guimarães, tratou de combate à desinformação, fake news e segurança do processo eleitoral.

Atendimentos itinerantes

- 23 e 24/11: Paraipaba (109ª ZE) - 187 atendimentos;

- 25/11: Itapajé (41ª ZE) - 96 atendimentos.

Os atendimento incluem alistamentos, revisões, transferências, emissão de certidões e orientações sobre a ferramenta Título Net.

Palestras do programa Eleitor do Futuro

- 24/11: Itapipoca (17ª ZE) - cerca de 100 participantes;

- 25/11: Itapajé (41ª ZE) - cerca de 340 participantes;

- 26/11: Paracuru (109ª ZE) - cerca de 80 participantes.

As palestras, conduzidas por servidoras(es) da CRE-CE, da EJE, da Ouvidoria e da Coordenação de Atendimento ao Eleitor (Coate), visam a estimular a participação político-cidadã dos jovens, apresentando-lhes conceitos como democracia e cidadania. Na oportunidade, os jovens também são orientados sobre como fazer o alistamento eleitoral.

Ministraram as palestras as servidoras Viviane Lima Mazulo (EJE) e Regina Célia Carvalho Campos (Ouvidoria), bem como pelos os servidores Pedro Bruno Trigueiro (CRE), Waldemir Higino Farias Paz (Ouvidoria) e Marcel Leonardo Fonseca Almeida (Coate).

 

#PraTodoMundoVer

Card retangular vertical de fundo verde-claro. Nos cantos superior direito e inferior esquerdo, formas onduladas azuis. No lado superior esquerdo, a marca TRE em Movimento, em caixa alta e letras brancas. Por trás da sigla TRE, um retângulo azul com linhas que indicam movimento. Na palavra movimento, no lugar da última letra o, está um marcador azul de mapa. De cima para baixo no banner, estão dispostas fotos com registros, respectivamente: da audiência pública na Câmara Municipal de Paracuru; da palestra Eleitor do Futuro, na Escola Joaquim Magalhães, em Itapipoca; da inspeção no cartório da 109ª Zona Eleitoral, em Paracuru; e do atendimento itinerante em Paraipaba. No canto superior direito, consta a logo do TRE-CE.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido