Aprendizes recebem formação política no lançamento da Semana do Jovem Eleitor

A iniciativa integra as ações da Semana do Jovem Eleitor, que ocorre no período de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2021

A iniciativa integra as ações da Semana do Jovem Eleitor, que ocorre no período de 29 de novembr...

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realiza, nesta segunda-feira, 29/11, formações sobre educação política do Programa Eleitor do Futuro para jovens que cumprem contrato de aprendizagem com empresas parceiras do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). No período da manhã, mais de 300 pessoas participaram do momento, em duas salas da plataforma Google Meet.

A iniciativa integra as ações da Semana do Jovem Eleitor, que ocorre no período de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2021. A mobilização desta Semana terá como objetivo incentivar adolescentes de 16 e 17 anos a votar e exercer a cidadania, escolhendo as(os) representantes políticos nas Eleições 2022. As formações ocorrem, virtualmente, pelo Google Meet.

Formações

Na abertura do evento, às 10h, a coordenadora da EJE, Roberta Laena Costa Jucá, deu as boas-vindas às(aos) participantes e fez a descrição da sua imagem, em prol de uma comunicação acessível para todas as pessoas. A coordenadora destacou, ainda, a importância da parceria com o CIEE e da discussão sobre educação política em espaços formativos, bem como ressaltou que o alistamento eleitoral é o primeiro passo para o exercício do voto livre e informado.

Em seguida, a formadora da EJE e analista judiciária da 28º ZE (Juazeiro do Norte), Patrícia Minami, pontuou os conceitos de democracia, cidadania e inclusão; levou informações sobre o exercício do voto e salientou as funções da Justiça Eleitoral, aproximando assim o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) das(os) estudantes.

Foram apresentados também vídeos sobre o papel da Ouvidoria, do voto branco e nulo e da segurança da urna eletrônica, com a escritora Djamila Ribeiro, para difundir, entre a juventude, a importância da cidadania e do exercício do direito de votar, bem como do poder transformador da participação cidadã.

A partir das 14h, o formador e técnico judiciário da 62° ZE (Várzea Alegre), Roberto Wagner, dará continuidade à formação.

Campanha "Bora Votar"

Desde o início de setembro, a campanha "Bora Votar", do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), voltada para o público jovem está sendo veiculada em rede nacional de rádio e televisão, além das redes sociais. O vídeo e as peças foram protagonizadas por jovens atrizes e atores negros(as), pardos(as), indígenas e brancos(as), retratados em situações cotidianas. A ideia é representar a diversidade da população brasileira.

Texto: EJE

 

#PraTodoMundoVer


Banner retangular de fundo azul-claro. Na parte superior, à esquerda, a descrição: Aprendizes recebem formação política no lançamento da, em letras pretas; Semana do Jovem Eleitor, preto, sobre uma tarja rosa. Abaixo, mosaico retangular com fotos e ícones das pessoas que participaram. No lado direito superior, a logomarca do TRE-CE e, no canto inferior, a marca da Semana do Jovem Eleitor. A palavra Semana está na cor preta, sobre um retângulo laranja; do, em letras pretas, sobre uma tarja rosa; Jovem eleitor, na cor branca, sobre retângulos pretos; e o período do evento, em letras pretas, sobre um retângulo azul-claro.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido