Presidente do TRE-CE participa, no TSE, de debate sobre segurança das Eleições de 2026
Sob a coordenação da ministra Cármen Lúcia, TREs e PF articulam plano contra crimes eleitorais e desinformação

A desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), participou nessa terça-feira, 24 de março, em Brasília, de reunião administrativa promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para definir o planejamento estratégico de segurança das Eleições de 2026. Acompanhou o evento a assessora jurídica da Presidência do Regional cearense, Nyrsandra Garcia.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, reuniu as cúpulas dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e o comando da Polícia Federal (PF) para alinhar protocolos de proteção ao processo de votação e o enfrentamento a ameaças de interferência externa.
O encontro, que contou com 25 dos 27 presidentes de regionais, buscou aperfeiçoar ações de vigilância para o pleito. Houve duas ausências: as dos presidentes dos TREs do Pará e de Roraima.
O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, reforçou o papel da inteligência policial no monitoramento de crimes eleitorais.
Assuntos debatidos
A pauta central concentrou-se na segurança física e digital, com foco no combate à desinformação, no uso de inteligência artificial e na integridade de candidatas, candidatos, eleitoras e eleitores.

Mais de 155 milhões de brasileiros estarão aptos a votar no dia 4 de outubro, um recorde do eleitorado. No início de março, o Plenário do TSE concluiu a aprovação das 14 resoluções que regerão o processo eleitoral deste ano. As normas regulamentam as regras do pleito para partidos, coligações, candidatas, candidatos, federações partidárias, eleitoras e eleitores.
Também foram discutidos pelos presentes: cadastro biométrico e apoio logístico para acessar locais de difícil acesso mediante transporte aéreo.
Confira a lista dos presidentes de TREs presentes à reunião:
- Acre: Waldirene Oliveira da Cruz Lima Cordeiro
- Alagoas: Alcides Gusmão da Silva
- Amapá: Carmo Antônio de Souza
- Amazonas: Carla Maria Santos dos Reis
- Bahia: Abelardo Paulo de Matta Neto
- Ceará: Maria Iraneide Moura Silva
- Distrito Federal: Jair Soares
- Espírito Santo: Namyr Carlos de Souza Filho
- Goiás: Elizabeth Maria da Silva (que tomará posse em 30/04)
- Maranhão: Paulo Sérgio Velten Pereira
- Mato Grosso: Serly Marcondes Alves
- Mato Grosso do Sul: Carlos Eduardo Contar
- Minas Gerais: Júlio César Lorens
- Paraíba: Márcio Murilo da Cunha Ramos
- Paraná: Luciano Carrasco Falavinha Souza
- Pernambuco: Fernando Cerqueira
- Piauí: Sebastião Ribeiro Martins
- Rio de Janeiro: Claudio de Mello Tavares
- Rio Grande do Norte: Maria de Lourdes Medeiros de Azevedo
- Rio Grande do Sul: Mario Crespo Brum
- Rondônia: Raduan Miguel Filho
- Santa Catarina: Carlos Roberto da Silva
- São Paulo: José Antonio Encinas Manfré
- Sergipe: Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos
- Tocantins: Adolfo Amaro Mendes.
*Com informações da Secom/TSE
#PraTodoMundoVer
Na primeira imagem, a ministra posa ao lado de sete outras dirigentes de tribunais eleitorais. Na segunda imagem, há uma bancada grande de madeira em formato de quadrado fechado. Ao redor dele, os presidentes do TSE e dos TREs sentados lado a lado.

