"Eu acredito em um mundo melhor", diz Eudoro Santana, um dos homenageados da Medalha Padre Cícero 2025
Serão cinco agraciados nesta edição

Dando seguimento à série de matérias especiais, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) detalha a trajetória de Eudoro Santana, o quarto agraciado na segunda edição da Medalha Padre Cícero Romão Batista 2025. A cerimônia de outorga das medalhas ocorre no próximo dia 24 de março, às 9h, na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.
Natural do município de Quixeramobim, no sertão do Ceará, Eudoro Walter de Santana é engenheiro civil e político com quatro mandados de deputado estadual. Ele participou da fundação da Petrobrás. Na época, concursado e quando estava começando a trabalhar na empresa, vivenciou a ditadura. Ele se destaca também por ter sido presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Após a época da ditadura, Eudoro Santana relembra seus propósitos. "O grande objetivo era lutar por um mundo melhor, mais justo e fraterno. A miséria sempre foi muito grande. Temos que buscar construir uma sociedade mais consciente, que lute pela sua liberdade e igualdade", reflete Eudoro Santana. Destacou-se no parlamento como estudioso do Orçamento Público e dos Recursos Hídricos, o que o levou a ocupar cargos relevantes na administração pública, como diretor regional do INCRA e secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Ceará.
Com uma trajetória de destaque no desenvolvimento da Região Sul do Ceará, ele conta sobre sua conexão com o Cariri. "Eu sou um grande admirador do Padre Cícero, não fugindo dessa perspectiva espiritual dele, mas ele era uma pessoa muito preocupada com a pobreza e os mais sofridos. Sempre que tive oportunidade, elevei o nome dele, como de outros da região que se preocupavam com a miséria", conta.
Para finalizar, Eudoro deixa uma mensagem para a população: "o Brasil precisa do compromisso da juventude para mudar essa realidade. E aproveito para dizer que nossa luta continua para a construção de um mundo melhor. E os jovens têm uma grande responsabilidade para isso", discorre.
Conheça mais sobre Eudoro Santana:
Medalha do Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista
A honraria foi instituída através da Resolução TRE-CE n.º 996/2024, que tem como uma de suas bases a Lei n.º 14.693, de 10 de outubro de 2023, que inscreveu referência ao líder religioso Padre Cícero no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.
A medalha é uma forma de homenagear a figura cearense como referência histórica e cultural, não só no Estado, como em todo o território nacional, bem como agraciar personalidades e instituições credoras de reconhecimento junto à Justiça Eleitoral cearense.
#PraTodoMundoVer
Card gráfico de fundo preto e marrom, com detalhes circulares em amarelo. No lado esquerdo, o texto: "Medalha Padre Cícero Romão Batista". No lado direito, a foto de Eudoro Santana, usando blusa branca.