Comitiva do TRE-CE participa do XXIII CODEJE, em Maceió
Evento reúne dirigentes das escolas judiciárias eleitorais de todo o Brasil

Uma comitiva de servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) participou, de 26 a 28 deste mês, do XXIII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), realizado na cidade de Maceió, em Alagoas. O evento teve a finalidade de promover o debate sobre boas práticas e inovações no âmbito da educação eleitoral.
O momento contou com a presença dos ministros Vera Lúcia e Joelson Costa Dias. Representando o TRE-CE, participaram a diretora da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC) na capital, juíza Deborah Salomão Guarines; a diretora da EJEC no interior, juíza Yanne Bezerra de Alencar; o coordenador da EJEC, Daniel Moura de Araújo, e a assessora-chefe de Imprensa, Comunicação Social, Cerimonial e Eventos, Morgana Chaves.

Programação
O início dos trabalhos, realizado na quarta-feira (26), foi marcado pelas reuniões dos coordenadores das escolas e dos gestores de comunicação. Na pauta, o debate do plano de comunicação nacional sobre educação midiática e informacional no combate à desinformação.

Já a abertura do evento, realizada na noite de quarta-feira (26), contou com apresentação cultural do Balé Folclórico de Alagoas e discursos de autoridades, incluindo o presidente do CODEJE, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, e o presidente do TRE-AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro. Além disso, foram ministradas palestras sobre linguagem simples na comunicação jurídica, com participação do professor Antonio Gidi e do jurista Joelson Costa Dias.
Na quinta-feira (27), a manhã foi marcada por uma mesa redonda com Frederico Franco Alvim e Vitor Monteiro sobre inteligência artificial, seguida pela Oficina 1, a qual contou com a participação do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson. Outra atividade realizada na manhã foi a Oficina 2, voltada à linguagem simples na educação eleitoral.
Já na parte da tarde, os participantes acompanharam uma reunião com o coordenador da EJE-TSE, apresentação das sugestões dos coordenadores e dos assessores de comunicação e uma palestra com a ministra Vera Lúcia.

Na sexta-feira (28), a programação inclui uma palestra do desembargador José Laurindo de Souza Netto sobre inteligência artificial, seguida por uma mesa-redonda com os juízes federais Felini Wanderley e Antônio José, que tratarão de acessibilidade e das ações voltadas à população em situação de rua. O evento também conta com uma conferência ministrada pelo diretor da EJE-TSE, ministro Cristiano Zanin, com a deliberação sobre a carta do CODEJE e a eleição para cargos vagos na Comissão Executiva.
O Codeje
O Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje) foi criado em julho de 2013, em Recife (PE). Entre seus objetivos estão: a integração e o aperfeiçoamento das Escolas, o intercâmbio entre as EJEs com a permanente troca de experiências funcionais e administrativas, o desenvolvimento de ações com a finalidade de incentivar o interesse pelo estudo, pesquisa e produção científica no âmbito de sua competência, a fixação de critérios e a uniformização da atuação dessas unidades, respeitando a autonomia e peculiaridades de cada região. Também é função do Colégio representar as Escolas Judiciárias perante o Tribunal Superior Eleitoral.
#PraTodoMundoVer
Registros fotográficos feitos durante o evento. No primeiro, quatro pessoas posam para a foto, sendo três mulheres e um homem, juízas e servidores do TRE-CE. Entre eles, um banner do XXIII CODEJE Maceió. No segundo, nove pessoas posam para a foto em cima de um palco, sendo seis homens e três mulheres. À frente deles, flores verdes e laranjas e, atrás, uma tela de projeção com o mar de Maceió apresentado. No terceiro, duas juízas do TRE-CE posam lado a lado. Uma usa rosa e outra usa preto. Elas estão sentadas atrás de uma bancada, onde há uma placa escrita "Ceará". No quarto, cinco pessoas estão sentadas atrás de uma bancada, sendo três homens e duas mulheres. Atrás deles, a tela de projeção com a paisagem de Maceió.

