Inspeções são pontes que unem a Corregedoria do TRE-CE às zonas eleitorais
Tamboril, Independência, Novo Oriente e Crateús receberam o IV Ciclo de Inspeções de 2025

Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Emanuel Leite Albuquerque, realizou o primeiro Ciclo de Inspeções da nova gestão do Regional cearense (biênio 2025-2027), sendo, porém, o quarto ciclo do ano.
Os municípios de Tamboril (61ª ZE), Independência (39ª ZE), Novo Oriente (99ª ZE) e Crateús (20ª ZE) receberam as visitas, que foram presididas pelo corregedor, com o apoio da juíza auxiliar da Corregedoria, Marleide Maciel, e de servidores(as) da unidade.
Representantes da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará (CRE-CE) promoveram treinamentos direcionados aos(às) servidores(as) da 20° Zona, em Crateús, com foco nos sistemas utilizados no âmbito da Justiça Eleitoral. Entre eles, foi abordado o Infodip, plataforma integrada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pelo registro de comunicações de óbitos, suspensão de direitos políticos e conscrição de eleitores.
Além disso, a equipe orientou acerca do uso do Microsoft Teams, plataforma oficial de comunicação institucional do TRE-CE. A ferramenta promove integração ágil, segura e eficiente entre o público interno.

Para o desembargador Emanuel Leite Albuquerque, a iniciativa representa um instrumento de aproximação e fortalecimento da Justiça Eleitoral no interior do Estado.
“Esse é o primeiro Ciclo de Inspeções da nova gestão, que tem como propósito construir uma atuação mais participativa e próxima das zonas eleitorais. Mais do que fiscalizar, queremos orientar, ouvir e oferecer um suporte necessário para que a Justiça Eleitoral atue com ainda mais eficiência”, destaca o corregedor.
A juíza Marleide Maciel destaca que a inspeção eleitoral tem um olhar especialmente pedagógico. “O objetivo principal é entender a inspeção, não como uma repressão e sim como uma bússola, nortear para alcance de resultados satisfatórios”, analisa a magistrada.
As visitas são oportunidades também de coletar sugestões e reclamações das(os) servidoras(es) dos cartórios, contribuindo para o aprimoramento da prestação jurisdicional eleitoral.
O calendário das próximas inspeções deste segundo semestre de 2025 pode ser conferido através do Provimento CRE-CE n° 03/2025.
Mais perspectivas
Os(as) servidores(as) da Corregedoria que participaram do primeiro Ciclo de Inspeções destacaram a iniciativa como uma oportunidade de troca de experiências e de fortalecimento da Justiça Eleitoral. Confira os depoimentos de quem esteve presente:
"As inspeções são cruciais porque vão além da fiscalização. Elas permitem verificar in loco as dificuldades e a realidade diária das zonas eleitorais, promovendo uma maior aproximação da Corregedoria com as equipes locais. Na inspeção realizada em Crateús, por exemplo, dedicou-se um tempo para oferecer orientações sobre assuntos e sistemas que a Corregedoria identificou como os que mais geram dúvidas para as zonas eleitorais" (Klerton Ximenes - SEOCE)
"A inspeção da Corregedoria na área processual vai muito além de uma simples verificação, uma vez que representa uma oportunidade valiosa de análise, correção e evolução. Antes da visita da CRE, a zona eleitoral inspecionada realiza uma revisão detalhada dos processos, garantindo o andamento adequado daqueles que necessitam de atenção. Esse preparo fortalece a gestão processual e demonstra o compromisso com a eficiência e a transparência. Durante a inspeção, a troca de experiências com a equipe da Corregedoria enriquece ainda mais o trabalho: boas práticas são compartilhadas, dúvidas são esclarecidas e novas soluções são construídas em conjunto" (Marcelo Nogueira - CAJUC/SEOCE)
"As inspeções eleitorais são pontes que unem a Corregedoria às zonas eleitorais, fortalecendo laços, orientando caminhos e aprimorando a jornada da Justiça. Elas são fundamentais para assegurar a regularidade dos serviços, a correta aplicação das normas e a eficiência na gestão, fortalecendo o diálogo, a orientação e a padronização de procedimentos. São visitas que cuidam, corrigem e aproximam" (Erita Barros - SEPCO)
"As inspeções desempenham um papel fundamental para o fortalecimento da Justiça Eleitoral. Elas garantem o cumprimento das normas e procedimentos, promovem a padronização das atividades cartorárias, identificam boas práticas e eventuais pontos de melhoria, além de oferecer suporte direto aos servidores e às servidoras" (Manoel Filho - SEOCE)
"As inspeções asseguram a observância das regras e diretrizes, contribuem para a uniformização dos trabalhos nos cartórios, destacam práticas eficazes e possíveis áreas que precisam ser aprimoradas, além de proporcionarem orientação e trocas com os colaboradores" (Arnaldo de Queiroz - NSC)
"A inspeção é um trabalho, além de averiguação, também de orientação e apoio às zonas. Além da parte processual e cadastral, verificou-se, nessas atividades, a necessidade de criação do CRE dialoga, que aborda as necessidades e dificuldades que os servidores, porventura, possam ter em relação ao dia a dia nas unidades. Enfim, um trabalho conjunto que faz toda a diferença e corrobora para a excelência da equipe CRE" (Ana Luíza da Silva - CAJUC)
"O IV Ciclo de Inspeções foi importante para estreitar mais ainda as relações entre a Corregedoria e os cartórios e juízos eleitorais, tendo sido uma excelente oportunidade de esclarecimentos, orientações e correção de rota. Enfim, é uma tarefa prazerosa, porque é também pedagógica. Findamos o Ciclo com a ótima sensação de dever cumprido" (André Viana - ASZEL)
#PraTodoMundoVer
Registros fotográficos feitos durante o IV Ciclo de Inspeções de 2025, no interior do Ceará. Na primeira imagem, quatorze pessoas - oito homens e seis mulheres - posam para a foto. No segundo registro, nove pessoas estão sentadas em torno de mesas durante um treinamento. Sobre as mesas, há notebooks, garrafas de café e água e papéis.

