“Vivência Sensorial” com grupo de teatro reforça compromisso do TRE-CE com acessibilidade e inclusão
Atividade ocorreu em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Com o propósito de aprofundar a compreensão de seus servidores(as) sobre as barreiras que pessoas com deficiência encontram no cotidiano, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) promoveu, nesta terça-feira, 9 de dezembro, em sua sede, a atividade “Vivência Sensorial”, com o grupo de teatro Olho Mágico.
A atividade integra o Acordo de Cooperação n.º 140/2025, celebrado com a Sociedade de Assistência aos Cegos – Instituto Hélio Góes (SAC/IHG).
A ação foi dirigida a gestores(as) das unidades administrativas da Secretaria e chefes de cartórios da capital, abordando aspectos físicos, comunicacionais e atitudinais enfrentados pelas pessoas com deficiência em suas rotinas. A atividade ocorreu em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro.

Antes da imersão, o juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Alisson Simeão, destacou a importância da dinâmica de sensibilização. Segundo ele, o objetivo é permitir que os(as) participantes compreendessem, na prática, as dificuldades presentes no dia a dia, muitas vezes decorrentes da falta de preparação e de adaptação dos espaços e das próprias pessoas.
“Ao se colocar no lugar do outro, é possível entender com mais clareza os desafios vivenciados e a necessidade de uma postura baseada na empatia e na ausência de preconceitos”, afirmou o magistrado.

Na primeira etapa da atividade, todos(as) participantes foram vendados e participaram de uma encenação demonstrando como pessoas com deficiências visuais se orientam e se deslocam numa viagem de ônibus. Em seguida, ainda vendados, os “passageiros” foram conduzidos até a sala da vivência com o apoio da equipe organizadora.
No local, a ambientação simulava o interior de um ônibus. Durante a apresentação teatral, cada situação narrada era acompanhada da liberação de aromas específicos, permitindo que o público identificasse e associasse os cheiros aos momentos da cena, reforçando a imersão sensorial.

Para a diretora-geral do TRE-CE, Orleanes Cavalcanti, que participou da atividade, a vivência foi marcante desde o início, pois conseguiu perceber a necessidade de todos(as) por apoio para se locomover. Ela também destacou o uso de aromas durante a encenação, que tornou a imersão ainda mais significativa.
“É uma experiência realmente incrível. Amo o teatro, é uma forma de expressão maravilhosa, capaz de transmitir mensagens e educar de maneira lúdica. Parabenizo a todos e a todas!”, afirmou.

Um dos atores, Paulo Roberto Cândido, destacou a importância da iniciativa para a valorização da cidadania das pessoas com deficiência. “Hoje vocês estão contribuindo para um processo de inclusão. A arte, a cultura e qualquer caminho que a gente siga, sempre vão nos mostrar que temos plena cidadania, independentemente do nosso diagnóstico” afirmou.
O servidor do TRE Ivo Almino também compartilhou sua percepção sobre a vivência: “nós temos a visão biológica, mas aqui aprendemos a enxergar sob outra perspectiva. Foi um grande aprendizado”, afirmou.

Finalizando o momento, a servidora da Assessoria de Acessibilidade do TRE-CE, Rivana Azevedo, agradeceu ao grupo de teatro “Olho Mágico” por ter aceitado o convite. “Tínhamos o desejo de trazer essa experiência para o Tribunal para que pudéssemos vivenciar e compreender essa perspectiva a partir de um outro olhar", afirmou. Ela também agradeceu a presença dos demais servidores e servidoras.
#PraTodoMundoVer
Registros feitos durante a “Vivência Sensorial” realizada na sede do TRE-CE. A primeira imagem mostra a sala de treinamento onde ocorreu a atividade. O espaço possui cadeiras brancas organizadas em fileiras, ocupadas por homens e mulheres que participam vendados. À direita, um homem em pé, sem venda, conduz a dinâmica. Ao fundo, outra pessoa também em pé levanta os braços durante o exercício. O ambiente tem piso claro, paredes em tom neutro e luminárias retangulares no teto. Na segunda imagem, registrada no hall do auditório, o juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Alisson Simeão, discursa enquanto quatro mulheres o observam. Ao fundo, há sofás pretos e uma porta branca. A terceira imagem, também no hall, mostra os participantes enfileirados em duas filas, vendados, com as mãos apoiadas nos ombros da pessoa à frente. Na quarta imagem, voltando para a sala de treinamento, uma mulher toca a mão de um dos participantes durante a vivência. Na quinta imagem, a diretora-geral do TRE-CE, Orleanes Cavalcanti, aparece discursando com um microfone em mãos. A sexta e última imagem mostra integrantes de um grupo de teatro atuando entre as fileiras da sala. Ao centro, uma mulher em pé fala ao telefone como parte da interação. Atrás dela, outra integrante está agachada, inclinada para a frente, interagindo com os participantes. À esquerda, um terceiro integrante observa a plateia. As pessoas sentadas permanecem vendadas, voltadas para frente.

