TRE-CE realiza atendimento para pessoas idosas residentes na Casa de Nazaré
Ação é mais uma da campanha que tem como parceiros a Justiça Eleitoral, o MP, o TJ e a OAB cearenses

Em mais uma ação que visa garantir os direitos da pessoa idosa, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) promoveu, nessa quarta-feira (10), atendimento itinerante na Casa de Nazaré, localizada no bairro Montese, em Fortaleza. No local, os(as) residentes tiveram acesso aos serviços da Justiça Eleitoral.
Durante a ação, foram realizados cadastros biométricos, transferências de domicílio eleitoral e emissões de segunda via do título.

Para Cristiane Rodrigues, da Coordenadoria de Atendimento ao Eleitor (Coate) do TRE-CE, a atividade reforça o compromisso do Tribunal com o acesso de toda a população aos serviços da Justiça Eleitoral. “Nosso objetivo é promover a cidadania para as pessoas idosas, possibilitando um acesso facilitado aos direitos e à participação no processo democrático do país”, disse.
A assistente social do Casa de Nazaré, Camila Mesquita, destaca que: “aqui, a gente dá muito mais que o acolhimento, do que ‘teto’, nós respeitamos a dignidade e os direitos das pessoas idosas. Um deles é o voto. A ação do TRE-CE aqui garante que elas possam exercer o que é delas de direito”, conta.

Residente no local há 24 anos, Maria das Graças Silva, de 64 anos, que recebeu a segunda via do seu título de eleitor no atendimento, fala da satisfação de exercer o voto em todas as eleições: “eu gosto de fazer as minhas escolhas, fico atenta a quem está preparado ou preparada para governar o nosso Estado e o Brasil. E eu defendo o meu candidato, faço minhas campanhas e estou indo votar em todas as eleições”, diz.
Também estiveram acompanhando a ação os promotores de Justiça Alexandre Alcântara, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza; Camila Leitão, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (Caocidadania); e Sandra Viana, coordenadora auxiliar do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel).

Essa é mais uma atividade realizada em parceria entre o TRE-CE, o Ministério Público do Estado (MPCE), o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e a Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), por meio de suas comissões de Proteção, Defesa e Direitos da Pessoa Idosa; os conselhos estadual e municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; as secretarias municipal e estadual de Direitos Humanos; e todas as instituições de longa permanência do Ceará.
#PraTodoMundoVer
As imagens registram as ações de atendimento na Casa de Nazaré. Na primeira imagem, duas servidoras estão sentadas atrás de uma mesa com computadores, equipamentos de captura biométrica e ring lights. À frente delas, duas mulheres idosas estão sentadas à espera do atendimento, segurando documentos. Na mesa, há cabos e outros materiais utilizados no procedimento. Atrás das atendidas, há um painel branco apoiado em um tripé. A sala tem paredes claras e uma janela lateral que permite a entrada de luz. Na segunda imagem, uma servidora do TRE-CE está sentada diante de um computador portátil e orienta uma mulher idosa que está sentada ao lado oposto da mesa, assinando digitalmente em um equipamento de captura de assinatura. A mesa tem dispositivos eletrônicos e cabos organizados sobre ela. Ao fundo, há dois suportes com painéis brancos. Na terceira imagem, uma mulher idosa está em pé segurando um documento diante da câmera, acompanhada pela assistente social do Casa de Nazaré, Camila Mesquita, com os braços apoiados sobre seus ombros. As duas olham para a câmera. No ambiente, há bolas de fisioterapia, uma maca e outros materiais ao fundo. Na quarta imagem, uma mulher está em pé na frente de uma mesa de atendimento e segura um documento aberto com as duas mãos, voltado para a câmera. Ela está posicionada diante de equipamentos como computador, ring light e scanner, usados pelos servidores que aparecem sentados atrás da mesa. Três promotores conversam ao fundo, de pé.

