TRE-CE realiza evento em alusão à Semana Nacional da Saúde
II Jornada sobre Neurodivergentes ocorreu nesta quinta, 24

Em alusão à Semana Nacional da Saúde, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) promoveu, nesta quinta-feira (24), a II Jornada sobre Neurodivergentes. A iniciativa também integrou a programação alusiva ao mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, em abril, e o mês sobre a Síndrome de Down, em março.
Com o tema “Os impactos da mídia digital no desenvolvimento de crianças e adolescentes neurodivergentes”, o presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, abriu o evento destacando que, embora a tecnologia possa ser uma aliada importante, ela também representa desafios.
“É fundamental que, como sociedade, tenhamos consciência dos obstáculos enfrentados por nossas crianças e adolescentes, bem como da influência que os conteúdos digitais exercem sobre seu desenvolvimento”, enfatizou o magistrado.

Em uma gestão comprometida com a promoção de um ambiente mais inclusivo, o presidente ressaltou que a proposta do evento é ampliar o diálogo sobre este tema tão necessário. “Espero que as reflexões e os conhecimentos compartilhados aqui hoje contribuam para a construção de um futuro mais inclusivo e respeitoso, onde todos, independentemente de suas diferenças, possam encontrar seu lugar no mundo”, concluiu.
Também presente no evento, o juiz auxiliar da Presidência, Sérgio Viana, destacou a importância da representatividade e do acolhimento nos espaços institucionais. “Falar da neurodivergência a partir da vivência é um passo fundamental para desconstruir estigmas. Precisamos criar ambientes onde as diferenças sejam compreendidas e respeitadas, não apenas toleradas”, afirmou.

Durante a programação do evento, foram discutidos diversos assuntos relevantes, como: “Impactos das telas no cérebro em desenvolvimento”; “Cérebro, comportamento e convivência: a neurodiversidade no cotidiano das relações humanas”; “Alimentação e autismo: estratégias para uma relação saudável com a comida”; além da exibição comentada da série Adolescência, seguida de um momento de debate e trocas.

As temáticas foram conduzidas pelos profissionais André Luis Santos Pessoa, doutor em Ciências; o médico José Lino Ferreira Júnior; a nutricionista comportamental Ludmilla Barbosa de Lima Sousa; e a psicoterapeuta clinica Ingrid Pragmácio.
#ParaTodoMundoVer
Registros fotográficos feitos durante a II Jornada sobre Neurodivergentes, no auditório do TRE-CE. Na primeira imagem, estão presentes palestrantes e organizadores do evento posando para a foto. Na segunda imagem, está presente o presidente do TRE-CE no palco, atrás de um púlpito de acrílico, com o microfone em mãos. Ao fundo, há um painel de LED e um banner com o nome e a identidade visual do evento. No terceiro registro, o juiz auxiliar da Presidência também está no palco discursando. Na quarta e última imagem, os participantes estão acomodados nas cadeiras voltados para o palco, onde o palestrante discursa atrás do púlpito com o microfone na mão.

