TRE-CE apresenta projeto de inovação ao CNJ e participa de FestLabs Nordeste 2025
Na ocasião, foi apresentado o projeto inovador Simplifica Acórdãos, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do Tribunal cearense

Representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) participaram, nos dias 24 e 25 de abril, do primeiro FestLabs Nordeste 2025, realizado em São Luís (MA). Na ocasião, foi apresentado o projeto inovador Simplifica Acórdãos, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do Tribunal cearense.
O evento, organizado pelo TRE-MA, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reuniu laboratórios de inovação do Poder Judiciário para debater projetos colaborativos, tecnologias emergentes e estratégias para a gestão da inovação.
Representando o Regional cearense, estiveram presentes o juiz de Direito de Nova Olinda, Herick Tavares; os servidores do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), Alysson Diniz e Lígia Freitas; e o servidor do Núcleo de Governança de Pessoal, Francisco Telésforo, que também integra o LIODS.
Reunião com o CNJ
Na quarta-feira (23), foi realizada uma reunião com representantes do CNJ. Durante o encontro, os órgãos presentes apresentaram projetos inovadores já cadastrados no Renovajud, além de soluções com inteligência artificial e outras tecnologias em processo de integração à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br).
O TRE-CE apresentou o projeto Simplifica Acórdãos, uma iniciativa que utiliza inteligência artificial para simplificar acórdãos da Justiça Eleitoral. O projeto, desenvolvido pelo LIODS, foi apresentado por Alysson Diniz.
Confira a Coletânea de Acórdãos Simplificados

Festlabs Nordeste 2025
No primeiro dia do evento (24), os participantes discutiram o tema "Resgatando a essência da inovação". O evento iniciou com a palestra de abertura, ministrada pela juíza Daniela Madeira, conselheira do CNJ, e Elaine Cestari, chefe do LIODS do CNJ, com o tema "Inovação com Propósito: Resgatando os valores originais dos laboratórios".
Na sequência, foi apresentado o projeto ApoIA (Assistente Pessoal Operado por Inteligência Artificial) e o sistema OXE, soluções desenvolvidas no âmbito da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ/CNJ), com foco na aplicação da inteligência artificial à gestão do conhecimento e à atuação dos tribunais. A apresentação contou com a participação da juíza federal Caroline Tauk (TRF2), coordenadora do projeto ApoIA, além de Renato Crivano (TRF2) e Ricardo Neri Franco (TJBA).
Também foi apresentada a plataforma Jus.Br, com exposições do juiz de Direito Fábio Ribeiro Porto (TJRJ) e integrante do Comitê de Inovação do CNJ; do juiz de Direito José Faustino Macedo de Souza Ferreira (TJPE), coordenador do Projeto PDPJ Conecta; e do juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Valter Shuenquener de Araújo, também colaborador do LIODS/CNJ.
O dia foi finalizado com uma dinâmica interativa, que utilizou metodologias colaborativas para trabalhar os desafios enfrentados pelos laboratórios de inovação, além de uma atração cultural, o Cacuriá Balaio de Rosas.

No segundo dia (25), o evento abordou o tema "Conectando o futuro da inovação". A manhã iniciou com a palestra "A experiência da Rede de Inovação pelo Maranhão - RIMA", apresentada por Ferdinando Serejo, coordenador do Laboratório de Inovação do TRE-MA, Roberto Serra, diretor da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual do Maranhão; Fábio Meirelles Mendes, promotor de Justiça e diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ministério Público do Maranhão; e Cesar Viégas, gerente da Unidade de Inovação do SEBRAE-MA.
Em seguida, foi promovido um bate-papo com coordenadores de laboratórios de inovação do Nordeste, com o tema "Laboratórios de Inovação do Nordeste: Conexões e Desafios", com a participação de Ferdinando Serejo; Welkey Costa, coordenador do Laboratório de Inovação do TJCE - LabLuz; e Faustino Macedo, juiz coordenador do Instituto de Desenvolvimento e Inovações Aplicadas (IDEIAS/TJPE). O dia também contou com dinâmica interativa.
*Com informações do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA)
#PraTodoMundoVer
Registros fotográficos feitos durante o FestLabs Nordeste 2025, em São Luís. Na primeira foto, aparecem os representantes do TRE-CE no evento - três homens e uma mulher - ao lado do banner do evento. No segundo registro, um dos representantes do Tribunal está em pé, segurando um microfone e realizando uma apresentação, ao lado de um projetor. Há também um homem sentado em uma cadeira atrás de uma mesa acompanhando a apresentação. Sobre a mesa, há computadores e microfones. Na terceira e última imagem, estão reunidos todos os participantes do evento, posando para uma foto em grupo.

