Justiça Eleitoral no Ceará completa 90 anos de instalação

Nesta data, o TRE-CE parabeniza todas as pessoas que fazem parte desta história e que se doam com profissionalismo, honradez e dedicação à construção da imagem positiva da Justiça Eleitoral no Ceará perante a sociedade

imagem comemorativa dos 90 anos da JE

A Justiça Eleitoral no Ceará está em festa! Neste dia 2 de agosto de 2022, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará completa 90 anos em ação pela democracia!

História

A Justiça Eleitoral do Brasil foi instituída pelo Decreto nº 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, conhecido como Código Eleitoral de 1932.

No Ceará, a instalação do Tribunal Regional Eleitoral ocorreu no dia 2 de agosto do mesmo ano. A sessão inaugural aconteceu às 14h, no Salão de Honra do edifício da Assembleia Legislativa, na ocasião, funcionando no Palacete Senador Alencar, na Rua São Paulo, nº 51, centro de Fortaleza, onde hoje funciona o Museu do Ceará.

A solenidade foi presidida pelo desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa, a quem coube também comandar a última sessão da 1ª fase da Justiça Eleitoral no Ceará quando de sua extinção, em 1937, bem como a primeira sessão de reinstalação, ocorrida em 1945.

Congratulações

De lá para cá, a Justiça Eleitoral vem desempenhando o seu mister, procurando realizar as suas funções com qualidade, confiança e eficiência, buscando sempre se modernizar e se aperfeiçoar, possibilitando a qualificação do seu quadro de pessoal e de juízes e juízas eleitorais, assumindo o compromisso de garantir a legitimidade do processo eleitoral, visando a ser modelo de excelência na gestão do processo eleitoral e na educação política da sociedade, e contribuindo, por tudo isso, para o fortalecimento da democracia brasileira.

São 90 anos de dedicação e cuidado na realização de eleições democráticas, limpas e transparentes.

Nesta data, o TRE-CE parabeniza todas as pessoas que fazem parte desta história e que se doam com profissionalismo, honradez e dedicação à construção da imagem positiva da Justiça Eleitoral no Ceará perante a sociedade.

Mídias sociais

A Ascom, em parceria com a Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral (SEBIM), produziu conteúdo de cards e vídeo em comemoração aos 90 anos da Justiça Eleitoral no Ceará, elaborados pela jornalista Mari Lopes e pelo servidor Vasco Arruda.

Curta e compartilhe!

#PraTodoMundoVer

Montagem sobre foto da primeira sede do TRE-CE, onde hoje funciona o Museu do Ceará, a imagem é amarelada, por se tratar de uma imagem antiga. Centralizada, está a logo em alusão aos 90 anos da Justiça Eleitoral. No canto inferior direito, a logo do TRE-CE.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido