TRE inicia campanha de identificação do eleitorado com deficiência e mobilidade reduzida
A ação consiste na identificação do eleitorado, visando ampliar e facilitar a acessibilidade para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no dia da eleição

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), nesta quarta-feira, 22/9, inicia a Campanha de Identificação do Eleitor com Deficiência e Mobilidade Reduzida. A ação consiste na identificação do eleitorado, visando ampliar e facilitar a acessibilidade para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no dia da eleição.
O cadastro pode ser realizado por meio do Sistema Título Net, no cartório eleitoral (por agendamento), ou mediante preenchimento do Requerimento de Atualização da Situação do Eleitor - Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, disponível no site do TRE-CE.
O TRE-CE orienta que, para as pessoas que não possuem acesso à internet, o agendamento pode ser realizado por meio do Disque Eleitor 148. O serviço é contínuo e funciona, de segunda a sexta, das 7h às 14h. O atendimento é voltado aos(às) cidadãos(ãs) de todo o Estado e a ligação tem o preço de uma chamada local.
Formulário de identificação
Para realizar o cadastro de identificação, são oferecidas duas possibilidades:
- Preencher requerimento de alistamento eleitoral: inscrição (primeiro título); revisão de dados e/ou mudança de local de votação; ou transferência de município no Sistema Título Net ou no cartório eleitoral, mediante agendamento, cadastrando a deficiência; ou
- Realizar a atualização da situação, informando quanto à deficiência ou mobilidade reduzida. Para isso, basta preencher e assinar oRequerimento de Atualização da Situação do Eleitor - Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, que pode ser impresso no site do TRE-CE, e enviar juntamente com documento oficial com foto digitalizado para o e-mail 148@tre-ce.jus.br.
Cadastro Eleitoral
No cadastro eleitoral do TRE-CE, até 20 de setembro de 2021, constam 73.040 eleitoras e eleitores cadastrados(as). Como resultado das campanhas realizadas, o Tribunal passou de 49.340 eleitoras e eleitores cadastrados(as) em 2018 para 70.592, em 2020.
O TRE-CE reforça a importância da identificação das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no cadastro eleitoral para que o Tribunal possa continuar planejando e implementando gradualmente medidas de redução de barreiras que impeçam ou dificultem o exercício do voto.
Para mais informações, eleitoras e eleitores podem contactar o Disque Eleitor 148.
Com informações das Coordenadorias de Eleições e de Atendimento ao Eleitor do TRE-CE
#PraTodoMundoVer
Banner retangular de fundo cinza. À esquerda e dentro de um círculo, imagem de um cadeirante negro, usando uma camisa com mangas e uma calça jeans azuis. Ele está em uma praça arborizada. À direita, logo do TRE-CE e, abaixo, o título: TRE inicia campanha de identificação do eleitorado com deficiência e mobilidade reduzida. Apenas a expressão identificação do eleitorado está disposta em letras verdes, as demais são azuis.

