TSE apresenta guia para uma linguagem ainda mais inclusiva

No guia, o(a) leitor(a) também pode encontrar dicas de como se expressar de acordo com a Linguagem Inclusiva Não Sexista

TSE apresenta guia para uma linguagem ainda mais inclusiva

Uma boa comunicação exige não só a atenção gramatical ou a coesão textual, mas também a melhor forma de alcançar a totalidade do público a quem se destina, respeitando sua diversidade. Nesse contexto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresenta o Guia de linguagem inclusiva para flexão de gênero: aplicação e uso com foco em comunicação social

O material foi produzido pela Secretaria de Comunicação, com o apoio da Comissão de Mulheres, a fim de viabilizar a adoção de uma escrita inclusiva e representativa nos diálogos e nas produções escritas e visuais da Justiça Eleitoral. A medida atende à Resolução 376/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e será aplicada, ainda, pelos tribunais regionais. 

O(A) leitor(a) também pode encontrar dicas de como se expressar de acordo com a Linguagem Inclusiva Não Sexista (Lins), utilizando a neutralização ou abstração de referência a gênero ou a especificação de gênero, como o uso da palavra “pessoa(s)” no lugar do substantivo masculino, normalmente utilizado. Por exemplo: em vez de “(o) eleitor” e “(o) candidato”, substituir pelo emprego de “pessoa” e, assim, eliminar o masculino genérico.

Júlia Barcelos, assessora da Presidência e membro da Comissão Gestora de Políticas de Gênero - TSE Mulheres, propõe um exercício mental. “Se lermos a frase ‘os candidatos se reuniram para o debate’, a imagem que vem à maioria, se não todas as pessoas, é de homens. Também é comum, nos artigos científicos, lermos o sobrenome das autoras e autores e pensarmos imediatamente em homens, exceto quando o gênero é expresso”, diz.

De acordo com ela, “temos que entender que a linguagem não é um fenômeno neutro, mas fruto do contexto histórico e social. Assim, o uso do masculino como padrão, ou 'neutro', invisibiliza as mulheres e as colocam como ‘outro’".

O Guia

O Guia tem 17 páginas de leitura fácil e objetiva, passando pelas diversas formas de aplicação dessa linguagem, como em artigos e contrações prepositivas; referências a cargos políticos; textos jornalísticos para mídia impressa e digital, além de material para vídeos e podcasts.

Flexão de gênero no TRE-CE

A Resolução nº 816/2021, que disciplina o Termo de Ajustamento de Conduta, já traz as adequações exigidas pelo CNJ. Na comunicação social e redação oficial, o TRE tem buscado atender as regras estabelecidas em respeito também às mulheres.

 

Texto e imagem: TSE

 

#PraTodosVerem

Banner de fundo branco. À esquerda, na parte superior, figura de um livro aberto, com bordas cinza. Na página da esquerda, linhas cinza, e, na da direita, dentro de um círculo, um sinal de exclamação cinza. Na parte inferior do banner, Guia de Linguagem Inclusiva para Flexão de Gênero, azul-marinho.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido