Juiz Mauro Liberato se despede da Corte do TRE-CE

Despedida do juiz Mauro Liberato

Despedida juiz Mauro Liberato
Última sessão do juiz Mauro Liberato na Corte do TRE-CE

A sessão de julgamento desta quarta-feira, 28/6, presidida pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, marcou a despedida do juiz Francisco Mauro Ferreira Liberato da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, após quase quatro anos como titular na categoria de Juiz de Direito, desde 21 de outubro de 2013. 

O juiz Mauro Liberato só encerraria o segundo biênio como juiz titular da Corte do TRE-CE no próximo dia 20 de outubro, mas na última segunda-feira, 26/6, por meio de votação aberta, foi eleito para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, em sessão solene, no Pleno do TJCE. O magistrado concorreu com mais 20 juízes à vaga aberta em função da morte do desembargador Francisco Barbosa Filho, em março deste ano. 

O juiz Mauro Liberato, elevado ao cargo de desembargador do TJCE por merecimento, é titular da 21ª Vara Cívil de Fortaleza. Ele iniciou a carreira de magistrado na Comarca de Solonópole e, posteriormente, foi titular em Aracoiaba, Pacatuba e Santa Quitéria. Acumula experiências ainda no 4º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza, na Corregedoria Geral da Justiça e na Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua. 

O novo desembargador tomará posse no próximo dia 7 de julho, às 16 horas, em solenidade no TJCE. Em seu lugar, na Corte do TRE-CE, assumirá o juiz suplente Roberto Viana Diniz de Freitas. 

Despedida 

Em sua última sessão como juiz da Corte do TRE-CE, Mauro Liberato recebeu a homenagem dos demais juízes que compõem o Pleno do Tribunal. 

A presidente do TRE, desembargadora Nailde Pinheiro, afirmou que "estamos tristes por perdê-lo antes do término do seu mandato, mas extremamente alegres pela sua conquista realmente merecida". 

O vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Haroldo Máximo, disse que "a sua ausência aqui na Justiça Eleitoral será atenuada pela sua presença na 2ª Câmara Criminal do TJ, onde o Sr. também será recebido de braços abertos". 

A juíza Joriza Magalhães Pinheiro ressaltou que "na nossa convivência nos últimos quatro anos pude aprofundar a amizade que sempre tivemos e constatar a extrema competência do Dr. Mauro, um juiz correto, firme e honesto". 

O juiz federal Alcides Saldanha afirmou que "a história do Dr.Mauro no TRE não se encerra aqui e tenho certeza que o Sr. voltará à Justiça Eleitoral ainda com maior musculatura", termo que o juiz Mauro Liberato sempre usou para se referir a uma prova contundente nos processos. 

O juiz Cássio Goes Pacheco disse que "o Dr. Mauro não tem a magistratura como ofício, mas como dom, que só Deus pode dar". E a juíza Kamile Moreira Castro complementou: "A nossa sala no TRE ficará imensa da saudade da sua presença". 

E o procurador eleitoral Marcelo Monte Mesquita ressaltou "a firmeza como o Dr. Mauro expõe os fatos em suas sentenças, contando uma história precisa, sempre com lucidez, sabendo que a sua decisão está atrelada à verdade desses fatos".

Ao final, o juiz Mauro Liberato agradeceu "de coração às palavras de todos os colegas da Corte do TRE" e afirmou que "quero voltar, sim, à Justiça Eleitoral, porque aqui o ambiente é excelente, as pessoas são muito competentes e saio realmente com saudades". E concluiu: "Temos que fortalecer o Judiciário como um todo, mas, sobretudo, a Justiça Eleitoral, por um país melhor".

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido