TRE-CE integra grupo organizacional do IV Encontro da Rede Nordeste de Cooperação Judiciária
Evento ocorreu nos dias 4 e 5 de dezembro, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) do TJCE

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, e o vice-presidente, desembargador Emanuel Leite Albuquerque, participaram, na manhã dessa quinta-feira (4), da abertura do IV Encontro da Rede Nordeste de Cooperação Judiciária. A magistrada compôs a mesa de honra.
O evento, que ocorreu nos dias 4 e 5, aconteceu na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em Fortaleza.

O Encontro reuniu desembargadoras e desembargadores responsáveis pelos Núcleos de Cooperação Judiciária e demais magistradas, magistrados, servidoras e servidores que atuam na área em torno de debates e palestras sobre a cooperação judiciária nacional, bem como apresentação de soluções para os problemas complexos e comuns enfrentados pelas unidades judiciárias, órgãos e tribunais do Nordeste.
A realização do IV Encontro da Rede Nordeste de Cooperação Judiciária na capital cearense é uma parceria entre o TRE-CE, TJCE, Justiça Federal do Ceará (JFCE) e Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7).
Iniciando as apresentações na quinta-feira (4), o secretário-geral judiciário do TJCE e professor, Nilsiton Aragão, abordou o tema: “Desafios para a Realização de Cooperações Judiciárias pelos Juízes". A desembargadora do TRF5, Gisele Sampaio, falou sobre o tema “Cooperação Judiciária e Hiper Vulnerabilidades".
No período da tarde, o juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Alisson Simeão, que também é coordenador do Núcleo de Cooperação Judiciária do Tribunal, palestrou sobre o “Ato Concertado TRE-CE/AGU e MPE e as cobranças de multas decorrentes de ilícitos eleitorais". Em sua fala, esclareceu sobre a realização das cobranças de multas de candidatos a cargos políticos condenados em processos que tramitam no TRE-CE.

O evento também contou com as palestras da juíza federal da 6ª Vara, Niliane Lima, e do juíz do TRT7, André Barreto, que apresentaram sobre a “Cooperação Judicial para a Continuidade de Serviços Essenciais: o Caso da Fundação Casa da Esperança”. O tema “Fluxo de atuação do NCJ do TJCE em demandas que envolvem o PPCAM” foi apresentado pelas juízas Maria Anita Dias e Rhaila Said.

Estiveram, ainda, presentes representando o TRE-CE, o secretário Judiciário, Giancarlo Priante; o assessor de Governança Judiciária, Felipe Morais; a assessora de Planejamento e Gestão Estratégica, Roberta de Castro; e a servidora Micheline Elga.
Cooperathon
Dando continuidade ao evento, na manhã desta sexta-feira (5), o juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Alisson Simeão, e o juiz auxiliar da Corregedoria do Regional cearense, Eduardo de Castro Neto, participaram do Cooperathon, onde reuniu magistrados de diferentes áreas para criarem e celebrarem cooperações reais e práticas inovadoras.

Reunidos em quatro mesas redondas, os participantes dialogaram e desenvolveram soluções colaborativas com o objetivo de fortalecer a Justiça que aproxima o Judiciário da sociedade. Finalizando, os grupos apresentaram o resultado de suas cooperações, que serão formalizados, avaliados e premiados pelas iniciativas criativas e transformadoras.
#PraTodoMundoVer
As imagens registram diferentes momentos do evento IV Encontro da Rede Nordeste de Cooperação Judiciária. Na primeira imagem, a mesa de autoridades está posicionada sobre um palco no mesmo auditório, entre eles está a presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva. Seis pessoas estão sentadas atrás da mesa, todas voltadas para o público. Em uma das extremidades, uma tela de projeção exibe parte de uma apresentação. Atrás da mesa estão bandeiras oficiais alinhadas. Um profissional faz interpretação em Libras ao lado direito do palco. No público, as pessoas ocupam as fileiras de cadeiras voltadas para o palco olhando para frente. Na segunda imagem, o vice-presidente do TRE-CE, Emanuel Leite Albuquerque, está sentado ao lado de uma pessoa nas primeiras fileiras de um auditório. Os dois usam terno e gravata. Atrás deles, há diversas fileiras com pessoas sentadas. Na terceira imagem, o juiz da Presidência, Alisson Simeão, está em pé à direita, segurando um microfone e falando para o grupo. As pessoas estão sentadas em mesas distribuídas em fileiras. Algumas fazem anotações, outras utilizam computadores ou seguram celulares. Na quarta imagem, estão o secretário Judiciário, Giancarlo Priante; o assessor de Governança Judiciária, Felipe Morais; a assessora de Planejamento e Gestão Estratégica, Roberta de Castro; e a servidora Micheline Elga, sentadas lado a lado em uma mesa de reuniões. Eles assistem às palestras. Na quinta imagem mostra a fachada do prédio identificado pela sigla ESMEC na parte superior. Abaixo, há uma inscrição que diz “Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – Des. Júlio Carlos de Miranda Bezerra”. Em frente ao prédio, um grupo numeroso de pessoas está alinhado para uma foto coletiva. São homens e mulheres vestidos com roupas formais, distribuídos lado a lado.

