Presidente e vice-presidente do TRE-CE prestigiam posse de desembargadora Maria Marleide no TJCE
Cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (27)

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, e o vice-presidente, desembargador Emanuel Leite Albuquerque, participaram da sessão solene de ratificação de posse da desembargadora Maria Marleide Maciel Mendes no Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizada nesta sexta-feira (27). A solenidade ocorreu na Escola Superior da Magistratura (Esmec) e reuniu integrantes do Judiciário, autoridades, familiares e amigas(os) da magistrada.
Coube ao desembargador Emanuel Leite dar as boas-vindas à empossanda. O magistrado falou sobre a carreira profissional como professora e formadora da Esmec. “Como podemos olhar para a desembargadora Marleide? Acredito que como mulher: que ama sua família – pais, filhos, netos, irmãos e irmãs; forte, determinada, capaz de suplantar adversidades, e como magistrada, vocacionada, prendada, produtiva, sempre voltada para a qualidade de suas decisões e tratando o jurisdicionado com urbanidade”, ressaltou o vice-presidente do TRE ao desejar sucesso na nova missão.

Escolhida pelo critério de merecimento após quase 33 anos de dedicação à Justiça cearense, a magistrada chegou ao auditório da Esmec acompanhada do decano do Tribunal, desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, e do desembargador José Krentel Ferreira Filho, que integra a Corte.
A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto. Além dele e da nova desembargadora, compuseram a mesa de honra: o procurador-geral do Estado, Rafael Machado; o procurador-geral do Município de Fortaleza, Hélio Leitão; a presidente do TRE-CE; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), desembargador Roberto Machado; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Hebert Gonçalves Santos; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Rholden Botelho de Queiroz; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), David Sombra Peixoto; a defensora pública-geral do Estado, Sâmia Farias; e a vice-presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juíza Helga Medved.
Mulheres
A desembargadora Marleide Maciel foi eleita pelo Pleno do TJCE no último dia 30 de janeiro, no primeiro processo do Judiciário cearense exclusivo para concorrência de juízas de carreira. A magistrada, que era titular da 3ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza, já exercia a função de juíza convocada da 6ª Câmara de Direito Privado do TJCE.

Com a eleição, o TJCE voltou a ter 18 desembargadoras, do total de 44 integrantes com carreira na magistratura. Ela ocupa a vaga aberta em virtude da aposentadoria da desembargadora Maria do Livramento Alves Magalhães, em setembro do ano passado.
Com a posse da desembargadora Marleide Maciel, do total de 55 integrantes, incluindo as(os) oriundas(os) do Quinto Constitucional, o TJCE tem 21 mulheres.

*Com informações da Secom do TJCE
#PraTodoMundoVer
As imagens mostram a posse da desembargadora. Na primeira, um grupo de autoridades está posando, sendo cinco homens e quatro mulheres, incluindo a empossada e a presidente do TRE-CE. A segunda foto exibe uma mesa com várias pessoas no auditório, com bandeiras ao fundo e um público assistindo ao evento. A terceira foto apresenta as desembargadoras Maria Iraneide e Marleide Maciel sorrindo e posando com togas, com pessoas ao fundo. Na quarta foto, além das mesmas duas, duas servidoras do TRE do Ceará participam do registro.

