Gestão da EJEC apresenta planejamento para o biênio à Presidência do TRE-CE
Projetos foram destacados pelo desembargador eleitoral e diretor da Escola, Edilberto Oliveira

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), desembargador Edilberto Oliveira, reuniu-se, na manhã desta quinta-feira, 5 de fevereiro, com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, para apresentar o planejamento da Escola para o biênio 2025–2027.
Na ocasião, o magistrado destacou que o encontro teve como objetivo realizar uma prestação de contas inicial à atual gestão, além de apresentar os principais pontos relacionados à organização e à direção da EJEC, bem como os projetos previstos a curto e longo prazo.

“Para mim, a Escola é uma ferramenta importante, mais um instrumento dentro da estrutura de todo o Tribunal. Por isso, precisamos caminhar próximos, em concordância com a gestão da presidente”, afirmou o diretor.
Com o apoio da coordenadora da EJEC, Roberta Laena, o desembargador Edilberto apresentou o planejamento institucional, abordando as competências da unidade, a composição de sua equipe, a missão institucional, os programas desenvolvidos, além dos diagnósticos identificados desde o início de sua gestão na EJEC, em 12 de dezembro de 2025.

“Foi muito importante essa apresentação. Quero parabenizar o planejamento, que é muito necessário, bem como o diagnóstico de como está a Escola e os caminhos a serem trilhados para o futuro. Vamos estar aqui no apoio”, ressaltou a dirigente do TRE Ceará, desembargadora Maria Iraneide.
Estiveram presentes mais representantes da Presidência do Tribunal, entre eles o juiz auxiliar Alisson Simeão, o secretário Carlos André Bezerra e a assessora jurídica Nyrsandra Garcia. Também participaram a diretora-geral Orleanes Cavalcanti e o secretário de Orçamento e Finanças, Iberê Nunes.
Competências da EJEC
A Escola é responsável pela capacitação de magistrados(as) e servidores(as) em Direito e Processo Eleitoral, pelas ações de cidadania e educação política, a exemplo de palestras educativas em escolas, pela elaboração e coordenação de grupos de pesquisa e pela publicação da Revista Suffragium, bem como outras editorações e publicações do Tribunal.
Também atua na difusão cultural e na preservação da memória eleitoral, por meio do Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Ceará - que realiza visitas guiadas para o público em geral, estudantes e instituições - e da Biblioteca Advogado Haroldo Mota.
#PraTodoMundoVer
Registros fotográficos feitos na sala da Presidência do TRE-CE, em Fortaleza. Na primeira imagem, aparecem oito pessoas — quatro mulheres e quatro homens — posando para a foto. Entre elas, estão a presidente do TRE-CE e o desembargador eleitoral Edilberto Oliveira. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, há duas bandeiras e uma porta branca. No lado esquerdo do ambiente, há uma parede com suporte de madeira e uma televisão fixada. Também aparecem duas mesas de madeira na sala. No segundo registro, Maria Iraneide e Edilberto Oliveira estão sentados em torno de uma mesa de madeira, ele à esquerda e ela à direita da imagem. Sobre a mesa, há papéis, copos e notebooks. Ao fundo, aparecem novamente a porta branca e as duas bandeiras. A terceira imagem mostra a mesa de forma mais ampla, com o grupo de oito pessoas sentado em cadeiras pretas ao redor da mesa.

