TRE-CE divulga comissão julgadora da primeira edição do Concurso Literário Biblioteca Advogado Aroldo Mota
As personalidades avaliadoras são: desembargador Durval Aires Filho; Daniela Nogueira; Irlys Alencar Firmo Barreira; e Stênio Gardel

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulga a comissão julgadora do Concurso Literário Biblioteca Advogado Aroldo Mota – Edição Desembargadora Auri Moura Costa, que segue com inscrições abertas até 22 de setembro por meio do formulário digital.
O grupo é formado por personalidades de destaque nos campos da Literatura, do Jornalismo, da academia e do Sistema de Justiça, sendo eles:
Durval Aires Filho – Desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), integrante da Primeira Câmara de Direito Público e do Órgão Especial. Atualmente, exerce suplência no Pleno do TRE-CE. Mestre em Políticas Públicas pela UECE, é professor de Direito e membro da Academia Cearense de Letras (ACL), com obras publicadas nas áreas jurídica e literária, especialmente contos.
Daniela Nogueira – Jornalista pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutoranda em Linguística e mestra em Tradução pela UFC, é assessora de Comunicação do Grupo O POVO, onde já atuou como ombudsman, editora e repórter. Também é professora universitária e revisora de textos.
Irlys Alencar Firmo Barreira – Professora titular do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFC, com vasta produção acadêmica em sociologia e antropologia. Na literatura, tem participado das coletâneas premiadas do Prêmio Off Flip e é autora do livro de contos "Mulheres em Ponto Cruz" (Editora Primavera, 2025).
Stênio Gardel – Escritor nascido em Limoeiro do Norte (CE), especialista em Escrita Literária e servidor do TRE-CE. Autor do romance A Palavra que Resta (Companhia das Letras, 2021), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Jabuti 2022. O livro foi traduzido para vários idiomas e venceu o National Book Award 2023, na categoria Literatura Traduzida.
O concurso, que celebra os 34 anos da Biblioteca Advogado Aroldo Mota, tem como objetivo incentivar a produção literária entre servidores(as), magistrados(as), estagiários(as), terceirizados(as) e demais colaboradores(as) dos seguintes órgãos do Poder Judiciário: TRE-CE, TJCE, Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) e Seção Judiciária da Justiça Federal no Ceará (JFCE).
A iniciativa, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC) do TRE Ceará e por sua Seção de Memória Eleitoral e Biblioteca (SEMEB), integra o Programa de Difusão Cultural.
Categorias
Nesta edição, os(as) participantes poderão inscrever textos nos gêneros conto, crônica ou poema, optando entre duas categorias:
Categoria I – Tema de livre escolha, com plena liberdade criativa.
Categoria II – Tema especial, inspirado na vida e legado da desembargadora Auri Moura Costa, primeira juíza de Direito do Brasil e pioneira na magistratura cearense.
Premiação
A cerimônia de premiação será realizada em 29 de outubro de 2025, durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Os(as) vencedores(as) receberão certificados, leitores digitais e terão suas obras publicadas em formato físico e/ou digital.
Serviço
Concurso Literário Biblioteca Advogado Aroldo Mota – Edição Desembargadora Auri Moura Costa
Inscreva-se até 22 de setembro
Participe!
#PraTodoMundoVer
A imagem é um card gráfico em tons claros. Na parte superior, aparecem os logotipos da SEMEB, EJEC e TRE-CE. Logo abaixo, lê-se: “Comissão Julgadora – Concurso Literário Biblioteca Advogado Aroldo Mota”. Quatro fotos em formato circular estão dispostas lado a lado, acompanhadas dos nomes dos integrantes da comissão: Durval Aires Filho, Daniela Nogueira, Irlys Alencar Firmino Barreira e Stênio Gardel. No canto inferior esquerdo, está o aviso: “Inscrições abertas até 22 de setembro”. Já no canto inferior direito, aparece o texto: “Edição Desembargador Arzil Moura Costa 2025”. A parte inferior do card é composta pela imagem de uma máquina de escrever.

