Primeira mulher a representar o Ceará no Senado Federal, Alacoque Bezerra é uma das homenageadas da Medalha Padre Cícero 2025

Serão cinco agraciados nesta edição

Card gráfico de fundo preto e marrom, com detalhes circulares em amarelo. No lado esquerdo, o te...

Dando continuidade a série de matérias especiais, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) apresenta a trajetória de Alacoque Bezerra, a terceira homenageada com a segunda edição da Medalha do Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista. A cerimônia de outorga das medalhas ocorre no próximo dia 24 de março, às 9h, na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.

Maria Alacoque Bezerra de Menezes (in memoriam) foi a primeira mulher a representar o Ceará no Senado Federal, tendo sido eleita com mais de um milhão de votos pela legenda do partido. Nascida em Juazeiro do Norte, no ano de 1921, Alacoque Bezerra tem uma trajetória de referência na luta por políticas que visam o desenvolvimento social e educacional. A senadora atuou como professora, diretora do Grupo Escolar Padre Cícero e delegada regional do Ensino no Cariri. 

“A minha mãe era uma pessoa dedicada de corpo e alma à população de Juazeiro do Norte e muito ligada às crenças do Padre Cícero. A população pedia a benção a ela a chamava de madrinha. Ela era muito valente e ao mesmo tempo muito dócil. Era muito inteligente e gostava muito de ler livros e escrever”, relembra uma das filhas da homenageada, Magda Bezerra.

Alacoque Bezerra estava sempre próxima dos juazeirenses, seja com doações de livros, seja com fardamentos e matrículas de crianças em escolas. “Mamãe gostava de conversar com os políticos e ser reconhecida e chamada de senadora”, conta a filha. 

Alacoque Bezerra faleceu em 2012, aos 91 anos de idade. Conheça mais sobre sua trajetória:

Medalha Padre Cícero Romão Batista 2025 | Homenageado Alacoque Bezerra de Menezes

Medalha do Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista

A honraria foi instituída através da Resolução TRE-CE n.º 996/2024, que tem como uma de suas bases a Lei n.º 14.693, de 10 de outubro de 2023, que inscreveu referência ao líder religioso Padre Cícero no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

A medalha é uma forma de homenagear a figura cearense como referência histórica e cultural, não só no Estado, como em todo o território nacional, bem como agraciar personalidades e instituições credoras de reconhecimento junto à Justiça Eleitoral cearense.

#PraTodoMundoVer

Card gráfico de fundo preto e marrom, com detalhes circulares em amarelo. No lado esquerdo, o texto: "Medalha Padre Cícero Romão Batista". No lado direito, a foto da senadora Alacoque, usando roupa estampada e maquiagem.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Whatsapp: (85) 3195-8400

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido