TRE-CE participa de solenidade da 10ª Região Militar em alusão aos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

Data é conhecida como o Dia da Vitória

No registro fotográfico, há dois homens posando para a foto. Ao lado esquerdo, o juiz do TRE-CE ...

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) participou, nesta quinta-feira (8), no Complexo Mareiro, em Fortaleza, da solenidade promovida pela 10ª Região Militar em homenagem aos 80 anos do Dia da Vitória, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa. A data faz referência à rendição dos nazistas durante o conflito, que ocorreu de 1939 a 1945. O TRE-CE foi representado pelo juiz auxiliar da Presidência, Sérgio Viana. 

O magistrado destaca que, no dia 8 de maio de 1945, ocorreu um evento histórico de grande importância. “Esta data simboliza a vitória sobre o totalitarismo que ameaçava a humanidade em meados do século XX e representa um marco na defesa dos ideais democráticos e da liberdade”, ressalta Sérgio Viana. 

Na ocasião, ocorreu o hasteamento da Bandeira Nacional do Brasil, a premiação de concurso literário e homenagens a ex-combatentes. A solenidade contou com a participação de guarnições da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, além da presença de autoridades e do público em geral.

Durante sessão plenária desta quinta-feira (8), presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos destacou a importância da data. "Hoje é um dia de celebração dos heróis que lutaram pela liberdade, pela democracia e pela paz mundial", ressaltou o magistrado.

Participação do Ceará na Segunda Guerra Mundial

Em Fortaleza, os chamados pracinhas cearenses treinaram no 23º Batalhão de Caçadores, localizado na avenida 13 de Maio, em Fortaleza. Após o treinamento, os soldados cearenses embarcam para o Rio de Janeiro e, mais tarde, para a Itália. O primeiro escalão chegou em território italiano no dia 16 de julho de 1944.

A participação brasileira na guerra começou após o país declarar estado de beligerância contra a Alemanha nazista e a Itália fascista, em 1942, em resposta ao torpedeamento de navios mercantes brasileiros por submarinos do Eixo. O Brasil foi o único país da América do Sul a enviar soldados para lutar no campo de batalha europeu, com cerca de 25 mil militares — incluindo 356 cearenses — da Força Expedicionária Brasileira (FEB) enviados ao norte da Itália.

#PraTodoMundoVer

No registro fotográfico, há dois homens posando para a foto. Ao lado esquerdo, o juiz do TRE-CE usa terno cinza, blusa branca e gravata amarela, e ao lado direito, o comandante da 10° Região Militar, usando uniforme militar.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Whatsapp: (85) 3195-8400

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido