Comitê PopRuaJud - Ceará promoverá mutirão de empregos para pessoas em situação de rua
A iniciativa conta com a parceria de diversas instituições integrantes do colegiado, entre elas, o TRE-CE

Com o objetivo de promover inclusão e dignidade a pessoas em vulnerabilidade, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), coordenador do Comitê Local PopRuaJud no Estado, está organizando, para este semestre, um mutirão de empregos voltados a pessoas em situação de rua ou em processo de reintegração social. A iniciativa, coordenada pelo desembargador José Antonio Parente da Silva, conta com a parceria de diversas instituições integrantes do colegiado, entre elas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).
A ação a ser realizada é resultado de uma reunião do Comitê que ocorreu sexta-feira (4) na Escola Judicial da Justiça do Trabalho do Ceará. Através de parceria com o Sistema Nacional de Emprego, Sine estadual e Sine municipal de Fortaleza, e com o apoio dos Centros Pop do Centro (da Capital) e do bairro Benfica, as pessoas em situação de rua vão poder encontrar uma oportunidade de trabalho formal.
A ideia é que os(as) participantes sejam selecionados, recebam qualificação profissional e tenham apoio social para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.
Sobre o Comitê
Em junho de 2025, foi assinado um Ato Conjunto n°1/2025, que instituiu o Comitê Local da Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua do Poder Judiciário (Comitê Local PopRuaJud - Ceará).
O projeto cearense, que atende à Resolução do CNJ nº 425/2021, é o primeiro no Brasil a firmar acordo para execução e promoção de políticas públicas judiciais de atenção às pessoas em situação de rua.
Assinaram o acordo de cooperação a presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, desembargadora Fernanda Maria Uchoa de Albuquerque; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Heráclito Vieira de Sousa Neto; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador federal Francisco Roberto Machado; o ouvidor-geral do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região e Coordenador do Comitê PopRuaJud Ceará, desembargador José Antônio Parente da Silva; e o diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará, juiz Júlio Rodrigues Coelho Neto.
*Com informações do TRT-CE
#ParaTodoMundoVer
Registro fotográfico feito na assinatura do Ato que instituiu o Comitê Local PopRuaJud - Ceará. A imagem mostra uma mesa composta por seis pessoas - quatro homens e duas mulheres -, durante o evento. Todos estão sentados, atrás de uma bancada com microfones e copos de água. Na parte inferior, o público acompanha a solenidade.

