As três fotografias foram capturadas durante o evento em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha. A primeira imagem mostra um grupo grande de pessoas posando para uma foto coletiva. A maioria são mulheres, usando roupas com predomínio das cores roxa, lilás e rosa. Há também algumas pessoas com camisetas estampadas com frases de campanhas. À frente do grupo, há uma mesa coberta com toalha branca, sobre a qual estão água, xícaras, celulares, folhetos e blocos de anotações. A segunda imagem mostra a juíza Valéria, do TRE-CE, de pé, falando ao microfone diante da mesa principal do evento. Ao seu redor, há outras mulheres sentadas. As roupas das participantes seguem o padrão de cores da campanha do Agosto Lilás, com predominância de tons roxos, rosas e vinho. A parede de fundo é branca. A terceira imagem é uma captura do público do evento, tendo, em primeiro plano, a equipe da Ouvidoria do TRE-CE.
TRE-CE participa de evento em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha
Programação ocorreu na sede da Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Fortaleza

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Ouvidoria da Mulher, participou, na manhã desta quinta-feira (7), de evento alusivo aos 19 anos da criação da Lei Maria da Penha, na Casa da Mulher Brasileira (CMB), no bairro Couto Fernandes, em Fortaleza. A ocasião celebrou a legislação que acolhe e apoia mulheres vítimas de violência doméstica e pune agressores.
Representaram o TRE-CE no evento a juíza ouvidora da Mulher em Fortaleza, Valéria Carneiro; a juíza ouvidora da Mulher na Região Norte, Gabriela Carvalho; a chefe da Seção de Apoio à Ouvidoria do Tribunal, Luara Nobre; e outras colaboradoras que compõem a unidade.

Durante a solenidade de abertura, a juíza ouvidora Valéria Carneiro destacou as conquistas das mulheres no exercício da cidadania. “O voto feminino é uma conquista que deve ser celebrada sempre”, disse a magistrada, ressaltando que a atual Presidência do TRE-CE, conduzida pela desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, valoriza o protagonismo da mulher na Justiça Eleitoral, bem como em todas as outras áreas profissionais e espaços de poder.
No encontro, a magistrada titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Rosa Mendonça, e a promotora de Justiça e secretária executiva das Promotorias de Justiça do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza, Valeska Catunda, debateram sobre os avanços, conquistas, e o enfrentamento da violência contra a mulher. Elas reforçaram a relevância da Lei Maria da Penha e a importância de políticas e ações contínuas para o fortalecimento da rede de proteção às vítimas. O momento também contou com a participação do público que esclareceu dúvidas sobre a aplicação da legislação.

Também estiveram presentes a secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Secretaria das Mulheres (SEM) do Estado, Julliana Albuquerque, que representou a secretária Lia Gomes; a psicóloga Mayara Viana, representando a coordenadora da CMB, Daciane Barreto; a titular da Delegacia de Defesa das Mulher (DDM), delegada Giselle Martins; entre outras autoridades e representantes de movimentos de proteção de mulheres.
19 anos da Lei Maria da Penha
Sancionada em 2006, a Lei nº 11.340, conhecida como a Lei Maria da Penha, completa 19 anos de vigência nesta quinta-feira (7). A Lei que leva o nome da cearense Maria da Penha Maia Fernandes representa um marco histórico de luta pelo enfrentamento da violência doméstica.
Com a criação da legislação, ficou reconhecida a violência doméstica como crime, estabelecendo mecanismos de prevenção e punição para os agressores, e instituindo medidas protetivas de urgência em favor da mulher em situação de vulnerabilidade.
Canais de denúncia
É fundamental a conscientização das vítimas e a não aceitação das violências impostas pelos agressores. Denuncie! Não se cale!
Acesse e salve os seguintes contatos:
Comissão de Prevenção ao Assédio do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE): cpeamas@tre-ce.jus.br / cpfem@tre-ce.jus.br
Central de Atendimento à Mulher – 180
Secretaria das Mulheres – 155
Polícia Militar – 190
Ouvidoria da Mulher do TRE-CE - (85) 99430–6318 (WhatsApp) / (85)3453–3857
E-mail: Ouvidoriamulher@tre-ce.jus.br
https://apps.tre-ce.jus.br/souform/edit-ocorrencia-mulher.jsf
Confira outros meios de denunciar nos diversos municípios do Ceará

