Representantes do TRE-CE debatem em Recife o papel da tecnologia para democracia, Judiciário e sociedade
Enastic é o Encontro Nacional de Tecnologia da Justiça Eleitoral

O desembargador eleitoral Luciano Nunes Maia Freire e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) participaram, nos dias 20 a 22/08, em Recife, da 3ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Eleitoral (Enastic). O evento foi promovido pela empresa J.Ex, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
Vários temas como combate à desinformação, segurança de dados, tecnologia a serviço da atividade judicante, inteligência artificial, futurismo e saúde mental foram debatidos, apontando para uma só direção: como a tecnologia pode fortalecer a democracia, o Judiciário e a sociedade.

O Assessor de Segurança da Informação do TRE Ceará, Lauro Salmito, ministrou o painel “Proteção de Dados, Pessoas e Processos”, temática central para o fortalecimento da governança, da segurança cibernética e da conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Durante sua exposição, o servidor destacou a importância de alinhar a proteção da informação à gestão de pessoas e processos críticos, reforçando que a Justiça Eleitoral deve manter o equilíbrio entre inovação, eficiência e resiliência em um cenário de ameaças digitais crescentes.
O presidente do TRE Pernambuco, desembargador Cândido Saraiva, destacou que a tecnologia está no centro das transformações sociais e também no coração da democracia. “Cada avanço tecnológico é, antes de tudo, uma reafirmação de princípios democráticos”, afirmou, citando inovações já presentes na Justiça Eleitoral, como urnas eletrônicas, biometria, auditorias, atendimentos virtuais e o uso de inteligência artificial.
“Recebemos colegas de todo o país para compartilhar experiências, debater o futuro do Judiciário e refletir sobre como a tecnologia pode aproximar a Justiça da sociedade. O evento nos mostrou que inovação e humanização caminham juntas. As discussões sobre inteligência artificial, cibersegurança, governança e transformação digital reforçaram que estamos no caminho certo, mas também que precisamos manter o espírito colaborativo para avançarmos”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PE, George Maciel.
Participantes
Representando o TRE Ceará, estiveram presentes: Roberta Laena, Caio Guimarães e Marcelo Falcão, do Laboratório de Inovação (LIODS); Nafta Pedrosa e Jonas Araújo, da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI); Lauro Salmito, da Assessoria de Segurança da Informação (ASEGI); e Bárbara Furtado, da Escola Judiciária Eleitoral (EJEC)
*Com informações do TRE-PE
#PraTodoMundoVer
A primeira imagem mostra sete pessoas em pé - cinco homens e duas mulheres, lado a lado, em um ambiente interno. Na segunda imagem mostra três homens sentados em uma bancada. Sobre ela, há microfones.

