Comitiva do TRE-CE participa de Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral
Evento ocorre de 13 a 15 de agosto, na cidade de Pirenópolis/Goiás

Uma comitiva do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) participa do XVII Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (ECOJE), que ocorre entre os dias 13 e 15 de agosto, na cidade de Pirenópolis/Goiás. O grupo é liderado pelo desembargador e ouvidor do TRE-CE, Daniel Carneiro, 2º secretário do COJE. O evento é sediado pelo TRE de Goiás e reúne representantes das ouvidorias regionais eleitorais de todos os estados.
Na solenidade de abertura, além do ouvidor do TRE-CE, compuseram a mesa: a presidente do COJE, juíza Lídia Carvalho; o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; a ouvidora-geral do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargadora Sandra Reis; e outra autoridades.
O encontro tem como objetivo o fortalecimento das ações e o aprimoramento das práticas das ouvidorias eleitorais na promoção da participação cidadã e da transparência institucional.

Representam ainda o TRE-CE no encontro a juíza ouvidora da Mulher da Regional do Cariri, Samara de Almeida Cabral Pinheiro de Sousa; a juíza auxiliar da Corregedoria, Maria Marleide Maciel Mendes; e a chefe da Seção de Apoio à Ouvidoria, Luara Nobre Aragão.
Sobre o COJE
Fundado em 16 de setembro de 2011, na cidade de Fortaleza (CE), o Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral tem como missão fomentar a atuação das ouvidorias da Justiça Eleitoral com base em princípios como transparência, visão sistêmica, ética e responsabilidade institucional.
Entre seus objetivos, está a difusão do instituto da participação social, por meio da proposição de diretrizes para a uniformização das ações das ouvidorias eleitorais no país. Atualmente, o COJE é presidido por Lídia de Abreu Carvalho, juíza eleitoral da 70ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e ouvidora da Mulher.
As ouvidorias atuam de forma permanente, tanto interna quanto externamente, como espaços de escuta, acolhimento e diálogo entre a Justiça Eleitoral e os cidadãos. Suas atribuições incluem receber e encaminhar reclamações, pedidos de informação, sugestões, críticas e elogios relativos aos serviços prestados.
*Com informações do TRE-GO
#PraTodoMundoVer
Na primeira foto, seis pessoas posam em pé para a câmera, sorrindo, em frente a um painel que identifica o evento como o "XVII ECOJE – Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral", realizado entre os dias 13 e 15 de agosto de 2025, em Pirenópolis, Goiás. O grupo é formado por cinco mulheres e um homem, todos com crachás de identificação no pescoço. Quatro deles são representantes do TRE Ceará, uma do COJE e uma do TRE-AM. Na segunda foto, seis pessoas estão sentadas lado a lado atrás da mesa de honra do evento. Uma delas é o desembargador ouvidor do TRE-CE. Ao fundo, uma tela verde.

