TRE-CE realiza congresso sobre violência política de gênero em parceria com universidades
Unifor, UFC e UCP compuseram a organização do evento
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Católica Portuguesa (UCP), o II Congresso Internacional sobre Violência Política de Gênero (CIVIGE), abordando ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias envolvidas no tema. O presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, participou do momento, que ocorreu no Teatro Celina Queiroz, no campus da Unifor.
“O momento é de grande importância, pois reúne diversas instituições públicas e privadas para debater essa violência tão presente e que precisa ser combatida de forma eficaz”, afirmou o juiz auxiliar da Presidência do TRE Ceará, Tiago Dias, ao presidir a mesa de debate sobre violência de gênero no ambiente acadêmico. O momento contou com as exposições das professoras Gina Vidal Marcílio Pompeu e Elisabete Ferreira.
Anita Araruna, ouvidora da Mulher no âmbito da capital do TRE-CE, participou das mesas de debate sobre violência política de gênero e redes de enfrentamento, apresentando a perspectiva do Regional sobre o enfrentamento ao problema. A juíza destacou a criação das ouvidorias da Mulher no interior do Estado, bem como os encontros para discutir sobre o tema e a Comissão Interinstitucional de Prevenção à Violência Política de Gênero.
A ouvidora frisa que "é essencial que todos, desde os órgãos até a população, se engajem no enfrentamento, promovendo ações para alcançar a equidade de gênero e combater efetivamente essa violência."
O II CIVIGE é uma iniciativa científica que busca ir além das fronteiras do conhecimento ao discutir temas fundamentais para a promoção da igualdade de gênero e disseminação da informação.
#PraTodoMundoVer
O primeiro registro fotográfico foi feito na reitoria do campus da Universidade de Fortaleza. Estão presentes, ao todo, 5 pessoas, sendo eles 3 homens e 2 mulheres. No segundo, feito no Teatro Celina Queiroz, no campus da Universidade de Fortaleza, estão presentes 2 pessoas, sendo eles, 1 homem e 1 mulher. Estão sentados atrás de uma bancada de madeira.