TRE-CE participa do Seminário Internacional Inteligência Artificial, Democracia e Eleições, do TSE

Evento ocorreu nesses dias 21 e 22 de maio, em Brasília

A imagem é um registro fotográfico feitos na sede do TSE, em Brasília. Nele, o presidente do TRE...

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) participou, nesses dias 21 e 22 de maio, do Seminário Internacional Inteligência Artificial, Democracia e Eleições, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV Comunicação), em Brasília. O Regional cearense foi representado, na ocasião, pelo presidente, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos; o juiz auxiliar da Presidência e coordenador do LIODS, Tiago Dias; o assessor de Segurança da Informação, Lauro Salmito Pinheiro, e a assessora de Comunicação, Morgana Cruz.

O seminário buscou promover o debate e ampliar os conhecimentos no tocante ao combate à disseminação de notícias falsas nas redes sociais, diante da popularização de ferramentas de inteligência artificial (IA) que podem potencializar os efeitos dessas informações no processo eleitoral

O encontro reuniu ministros, presidentes dos tribunais regionais eleitorais, autoridades, profissionais de redes sociais, acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais. O objetivo foi aprofundar os conhecimentos sobre inteligência artificial, explorar as interseções dessas ferramentas e a governança, bem como debater diretrizes que orientem seu uso ético no processo eleitoral e na defesa da democracia

Tamanho Site - 1Tamanho Site - 1
Os assessores de Comunicação (primeira foto) e Segurança da Informação (segunda foto) do TRE-CE participaram também do evento

O seminário, que contou com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE/TSE), debateu o efeito das fake news no processo eleitoral e a influência que a desinformação exerce no voto. O evento também buscou contribuir para a conscientização do público em geral sobre os benefícios e riscos associados ao uso da IA nas eleições.

Além disso, o evento fomentou a troca de experiências e a compreensão das considerações éticas, políticas e sociais envolvendo essa tecnologia, ouvindo parceiros como a Democracy Reporting International (DRI) e a Agência Lupa.

Na abertura, foram avaliadas e discutidas estratégias para o enfrentamento do fenômeno da desinformação na esfera eleitoral. A mesa foi composta pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes; a vice-presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia; o diretor da EJE/TSE, ministro Floriano de Azevedo Marques; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; o advogado-geral da União, Jorge Messias; a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf; e a embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach.

Durante a terça-feira (21), foram realizados os painéis temáticos: “Como as democracias sobrevivem”; “Algoritmo, polarização e desafios em contextos eleitorais” e “Desinformação e o uso de IA nas eleições”.

Já nesta quarta-feira (22), foi debatido o painel “Integridade do processo eleitoral no mundo digital”. Por fim, na conferência de encerramento, o presidente do TSE falou sobre os impactos da inteligência artificial nas eleições e sobre os desafios para a democracia no século XXI.

*Com informações do TSE

#PraTodoMundoVer

As imagens são registros fotográficos feitos na sede do TSE, em Brasília. No primeiro, o presidente do TRE-CE e o juiz auxiliar da Presidência, usando ternos, posam para a foto. Atrás deles, há um palco de tapete vermelho e uma mesa, com o painel expositivo do evento, apresentando o texto "Seminário Internacional Inteligência Artificial, Democracia e Eleições" e logos dos organizadores. Na segunda foto, a assessora de Comunicação do TRE-CE posa no mesmo cenário da primeira foto, usando calça preta e blusa estampada em tons de roxo e azul. Na última imagem, ao lado de um painel com as mesmas informações, está o assessor de Segurança da Informação, usando terno e blusa azuis.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido