TRE do Ceará sedia II Seminário Internacional sobre Violência contra a Pessoa Idosa
Evento ocorreu nos últimos dias 6 e 7 de junho

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sediou, nos últimos dias 6 e 7 de junho, o II Seminário Internacional sobre Violência contra a Pessoa Idosa. O evento foi realizado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Comissão de proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CDPPI), e pela Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa e da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE).
Com cronograma aberto ao público, a programação integrou a campanha Junho Violeta. Durante os dois dias, foram realizadas palestras e painéis expositivos, abordando temas como preconceito etário, desafios geracionais, políticas de inclusão, experiências exitosas, educação, política judiciária sobre pessoas idosas, entre outros.
O último dia do evento contou com o lançamento do livro “Reflexões Jurídicas sobre os Direitos da Pessoa Idosa”, organizado pela desembargadora Lira Ramos de Oliveira, presidente da CDPPI. A publicação apresenta 11 artigos, com 22 autores, entre magistrados(as) e especialistas, que abordam perspectivas jurídicas e sociais sobre a pessoa idosa, como educação intergeracional, abandono afetivo, sexualidade e inclusão.
Junho Violeta
O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrado em 15 de junho. A data foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA). Durante todo o mês, ações são realizadas com pessoas do mundo inteiro para denunciar, prevenir e combater preconceitos, abusos e agressões contra os idosos.
*Com informações e imagem do TJCE
#PraTodoMundoVer
Registro fotográfico feito no Auditório do TRE-CE. Nele, em um primeiro plano desfocado, há pessoas em pé enfileiradas. No segundo plano, com foco, estão sete pessoas também de pé, diante de uma mesa de madeira grande. Atrás deles, há três bandeiras.