TRE do Ceará sedia II Seminário Internacional sobre Violência contra a Pessoa Idosa

Evento ocorreu nos últimos dias 6 e 7 de junho

Registro fotográfico feito no Auditório do TRE-CE. Nele, em um primeiro plano desfocado, há pess...

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sediou, nos últimos dias 6 e 7 de junho, o II Seminário Internacional sobre Violência contra a Pessoa Idosa. O evento foi realizado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Comissão de proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CDPPI), e pela Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa e da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE). 

Com cronograma aberto ao público, a programação integrou a campanha Junho Violeta. Durante os dois dias, foram realizadas palestras e painéis expositivos, abordando temas como preconceito etário, desafios geracionais, políticas de inclusão, experiências exitosas, educação, política judiciária sobre pessoas idosas, entre outros.

O último dia do evento contou com o lançamento do livro “Reflexões Jurídicas sobre os Direitos da Pessoa Idosa”, organizado pela desembargadora Lira Ramos de Oliveira, presidente da CDPPI. A publicação apresenta 11 artigos, com 22 autores, entre magistrados(as) e especialistas, que abordam perspectivas jurídicas e sociais sobre a pessoa idosa, como educação intergeracional, abandono afetivo, sexualidade e inclusão.

Junho Violeta

O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrado em 15 de junho. A data foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA). Durante todo o mês, ações são realizadas com pessoas do mundo inteiro para denunciar, prevenir e combater preconceitos, abusos e agressões contra os idosos.

*Com informações e imagem do TJCE

#PraTodoMundoVer

Registro fotográfico feito no Auditório do TRE-CE. Nele, em um primeiro plano desfocado, há pessoas em pé enfileiradas. No segundo plano, com foco, estão sete pessoas também de pé, diante de uma mesa de madeira grande. Atrás deles, há três bandeiras.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido