TRE-CE e Secretaria das Mulheres do Estado firmam parceria para combate à violência política de gênero

Nova comissão interinstitucional será lançada em breve

Registro fotográfico feito no Pleno do TRE-CE. Nele, 13 pessoas posam para a foto. Ao centro, o ...

Visando fomentar a prevenção da violência política de gênero, com foco nas eleições municipais de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) reuniu-se, na manhã desta terça-feira (9), com a Secretaria das Mulheres do Estado para debater ações colaborativas neste propósito. O encontro ocorreu na sede do Tribunal, em Fortaleza, e reuniu dirigentes de ambas as instituições.

Na ocasião, foram debatidos desafios e estatísticas acerca do atual cenário da presença feminina na política cearense, considerando fatores como as fraudes à cota de gênero e a insuficiência de mulheres nas gestões de partidos. “É fundamental que, além da aplicação da legislação e da repreensão de violações, trabalho cada vez melhor desempenhado pelo TRE do Ceará, unamos forças também para prevenir a exclusão e a violência política no Estado”, pontuou a secretária das Mulheres e vice-governadora do Ceará, Jade Romero.

O presidente do Tribunal Eleitoral do Ceará, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, assentiu e destacou que essa postura deve ser um esforço conjunto, com o compromisso de órgãos públicos, partidos e do próprio eleitorado cearense. “O TRE-CE vem ampliando as frentes de combate a qualquer tipo de violência contra as mulheres, sejam as que compõem o público interno, sejam candidatas e eleitoras, então estamos firmes e dispostos a firmar mais parcerias em prol da igualdade e da representatividade no cenário político”, evidenciou o presidente.

Registro fotográfico feito na Sala da Presidência do TRE-CE. Nele, 12 pessoas estão sentadas ao ...

Ainda no encontro foram apresentadas iniciativas já ativas do Tribunal Eleitoral neste sentido, como os eventos de debate sobre o tema, a expansão da Ouvidoria da Mulher para o interior do Estado e a implantação do Programa de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra magistradas e servidoras da instituição.

Como encaminhamento da reunião foram citadas possibilidades de ampliação desses projetos e a criação de uma nova comissão interinstitucional para fomentar o combate e a disseminação de informação sobre a violência política de gênero, que será lançada em breve, visando a proximidade do pleito municipal deste ano. Por fim, as visitantes participaram ainda de visita guiada às dependências do Tribunal.

Registro fotográfico feito no Centro de Armazenamento de Urnas do TRE-CE. Nele, pessoas estão an...

Além do presidente, participaram do momento, representando o TRE-CE, o vice-presidente e corregedor, desembargador Gladyson Pontes; o ouvidor e desembargador Daniel Carneiro; o diretor da EJEC, desembargador Luciano Freire; o juiz auxiliar da Presidência, Tiago Dias; o diretor-geral Pedro Bruno Trigueiro; a secretária da Presidência, Denise Pontes; os servidores Adriana Alcântara e Danilo Magalhães, e a assessora-chefe de Imprensa, Comunicação Social, Cerimonial e Eventos, Morgana Chaves. Já da Secretaria das Mulheres, além da dirigente, participaram Raquel Andrade, secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher; Glória Matos, secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, e Jessivania Silveira Martins, secretária executiva de Política para Mulheres.

Denúncia

Além de prevenir, é essencial que todas e todos conheçam os canais de denúncias de violência contra a mulher, seja como vítima, seja como testemunha. Denúncias salvam vidas e são importantes mecanismos de combate à violência de gênero.

Acesse e salve os seguintes contatos:

Central de Atendimento à Mulher - 180

Secretaria das Mulheres - 155

Ouvidoria da Mulher do TRE-CE - (85) 99430–6318 (WhatsApp) / (85)3453–3857
E-mail: Ouvidoriamulher@tre-ce.jus.br
https://apps.tre-ce.jus.br/souform/edit-ocorrencia-mulher.jsf

Confira outros meios de denunciar nos diversos municípios do Ceará

Texto: Lívia Nogueira (TRE-CE)
Imagens: José Wagner (Vice-Governadoria do Ceará)

#PraTodoMundoVer

Registros fotográficos horizontais. No primeiro, no Pleno do TRE-CE, estão 13 pessoas posando para a foto. Ao centro, o presidente do Tribunal e a secretária das Mulheres do Ceará dão aperto de mão. No segundo, feito na Sala da Presidência do TRE-CE, estão 12 pessoas sentadas ao redor de uma mesa de madeira arredondada. Há ainda uma parede com janelas e cortinas beges. No terceiro, no Centro de Armazenamento de Urnas do TRE-CE, pessoas estão andando em um corredor enquanto conversam. Ao redor delas, há caixas empilhadas de papelão, que armazenam os equipamentos.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido