TRE-CE realiza evento inclusivo destinado a pessoas com autismo

Ação ocorreu na sede do Tribunal nesta quarta-feira (10)

IMG_2529
Em grupos, os presentes acessaram serviços eleitorais e espaços do TRE-CE

Em alusão ao mês da conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Assessoria de Atenção à Saúde (ASAUD), realizou, nesta quarta-feira (10), o Alistamento TEA, uma ação destinada a pessoas com autismo e seus familiares. A iniciativa ofereceu para o público serviços eleitorais, além de visitas guiadas nas dependências da sede do TRE-CE.

O momento objetivou fomentar a autonomia da pessoa com deficiência, garantindo o pleno exercício do direito à cidadania e assegurando a representatividade da pessoa com TEA no processo democrático.

Pela primeira vez, aos 31 anos, Sheila Fernandes, mulher com autismo e Síndrome de Down, esteve com seu título de eleitor(a) em mãos. Beneficiada da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Fortaleza, parceira da iniciativa, ela realizou o cadastro eleitoral durante a ação do Tribunal. "Eu gostei de conhecer o TRE-CE. Hoje, eu tirei o título e isso é muito importante, pois agora eu posso votar", celebra.

IMG_2449
Sheila Fernandes foi uma das participantes da primeira edição do Alistamento TEA

Representando o Colégio Regina Pacis, também apoiador da ação, a coordenadora Madalena Lopes destaca a relevância do momento para a cidadania dos(as) alunos(as) beneficiados(as). "É um ganho muito significativo para a sociedade, pois são pessoas conscientes e capacitadas. Essa abertura está sendo ímpar para todos nós. Precisamos fazer valer os direitos das pessoas com deficiência", evidencia.

A representante da ASAUD do TRE-CE, Tatiana Fujiwara, explica que "para garantir uma experiência mais inclusiva e positiva, foi realizada uma sensibilização e capacitação dos atendentes pela Assessoria de Atenção à Saúde, visando melhor acolher e receber esses(as) eleitores(as)".

Segundo Tatiana, a ação em conscientização ao TEA emergiu de um grupo de servidores(as) do Tribunal Eleitoral, formado por mães e pais atípicos, que reúnem-se para o compartilhamento de vivências e ideias. "Essas iniciativas são passos importantes na direção de uma sociedade mais inclusiva e justa, onde todos os cidadãos, independentemente de suas características individuais, tenham igualdade de acesso aos seus direitos e deveres cívicos".

Texto: Cléo Santana
Edição: Lívia Nogueira
Imagens: Divulgação Ascom TRE-CE

#PraTodoMundoVer

As imagens são registros fotográficos. No primeiro, há uma turma de pessoas posando para a foto, no ambiente do Centro de Memória do TRE-CE. Na segunda foto, no primeiro plano, está uma mulher, vestindo blusa branca estampada com a frase "Inclusão se faz com o coração" e calça azul escura. Ela segura um título eleitor e sorri para a foto. Atrás, está um banner do TRE-CE que contém a logo do Tribunal e a frase "O seu voto é sua voz. Vote!". Ao fundo está uma parede com azulejos nas cores cinza e marrom que contém uma janela de vidro e afixado, um extintor de incêndio.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido