TRE-CE realiza evento em alusão ao Dia Dos Povos Indígenas junto à comunidade Jenipapo-Kanindé

Na ação, foram disponibilizados serviços eleitorais e manuseio de urnas

A imagem é um registro fotográfico de atendimento do TRE-CE. Estão presentes um servidor do Trib...

Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), realizou, nesta sexta-feira, 19 de abril, evento na Escola Indígena Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz. Além de serviços da Justiça Eleitoral, foram disponibilizadas, na ação, urnas eletrônicas para o manuseio por eleitores e eleitoras. Realizada por meio da 66ª Zona, com apoio da Assessoria de Acessibilidade, Sustentabilidade, Compliance, Integridade e Riscos (ASCIR), a iniciativa objetivou fomentar a participação política ativa e a representatividade das populações originárias no processo democrático

Heraldo Alves, conhecido como Preá, de 49 anos, é liderança do povo Jenipapo-Kanindé e falou da relevância do projeto ao levar o atendimento até a aldeia, já que, anteriormente, os serviços eram acessados apenas no centro da cidade de Aquiraz, cerca de 20 quilômetros distante. “Só tenho a agradecer ao TRE que veio até aqui hoje fazer esse trabalho de grande importância para os nossos jovens, adultos, para os nossos guardiões e para todo o povo que está precisando tirar o título”, frisou Preá.

IMG_3499
Heraldo Alves, o Preá, exerceu, na ação, o manuseio da urna eletrônica como treino para as Eleições 2024

A servidora do TRE-CE, lotada na ASCIR, Rivana Azevedo, presente na ocasião, ressaltou que "foi uma ação muito importante por se tratar de uma data em que se celebra a diversidade cultural dos povos originários e evidencia suas lutas para assegurar direitos. Nesta ação, a Justiça Eleitoral do Ceará reafirma seu compromisso em facilitar o acesso ao alistamento e ao voto e em promover a maior inclusão dos povos indígenas no processo eleitoral”.

O chefe de cartório Erick Vieira, da 66ª Zona, frisou também sobre a relevância da população indígena exercer o direito de escolha de representantes políticos. “É uma grata oportunidade poder fazer parte de uma ação que leva cidadania diretamente aos povos originários, fazendo com que esse público esteja cada vez mais presente nas decisões políticas do nosso país”, destacou.

Texto: Alana Germano
Edição: Lívia Nogueira
Imagens: Divulgação Ascom TRE-CE

#PraTodoMundoVer

As imagens são registros fotográficos da ação na Escola Indígena Jenipapo-Kanindé. Na primeira, um atendimento do TRE-CE. Estão presentes um servidor do Tribunal, atrás de um computador, e um cidadão, sentado ao lado, com um banner branco de fundo de foto. Na segunda foto, está Heraldo Alves, da comunidade, manuseando a urna eletrônica. Ao redor, há cadeiras e mesas escolares.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido