TRE-CE e Apece realizam I Seminário Internacional Transição Digital e os Desafios para as Carreiras Jurídicas
Figuras renomadas do Direito e da Administração Pública reuniram-se no evento
A primeira edição do evento internacional ocorreu no auditório da sede do TRE-CE
A Associação dos Procuradores do Estado do Ceará (Apece) e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) promoveram, no último dia 29 de setembro, o I Seminário Internacional Transição Digital e os Desafios para as Carreiras Jurídicas. Realizado na sede do TRE-CE, o momento reuniu pesquisadores de Coimbra (Portugal) e Salamanca (Espanha), além de profissionais de destaque na advocacia pública nacional, magistrados(as) federais e membros do Ministério Público. Na ocasião, também foi lançada a pedra fundamental da Escola de Advocacia Pública da Apece.
Dando abertura ao evento, o presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, saudou a todos(as) os(as) presentes e declarou a satisfação do Tribunal em receber um evento de tamanha relevância. Iniciando os debates, a palestrante Luciana Vieira, procuradora do Distrito Federal, compôs a mesa junto a Claudio Salvino Braga, advogado da União e coordenador regional adjunto de Gestão Estratégica da Procuradoria-Regional da União da 5ª Região, e Rafael Lessa, procurador do Estado do Ceará. A discussão proposta abordou a importância da gestão e da inovação na estrutura das procuradorias estaduais para lidar com o mundo digital.
Em seguida, o tema debatido foi Gestão Judiciária Disruptiva e como a Justiça Federal tem utilizado ferramentas tecnológicas. Desse momento, participaram a ministrante Gisele Sampaio, juíza federal e diretora do Foro da Seção Judiciária do Ceará; a debatedora Carolina Tauk, juíza TRF2; e o presidente da mesa, André Godinho, ex conselheiro e ex ouvidor geral do CNJ.
Para encerrar a manhã de evento, a palestrante Vladia Pompeu, procuradora da Fazenda Nacional e doutoranda em Direito Constitucional, compôs a mesa com Rafaella Monteiro, procuradora chefe substituta da Procuradoria Federal no Estado do Ceará, e Yanne Alencar, juíza diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJEC). As convidadas debateram sobre o impacto do digital nas atividades de controle das agências.
Figuras renomadas do Direito e da Administração Pública reuniram-se no seminário
Dando início às atividades do seminário à tarde, a ministrante Dulce Lopes, professora da Universidade de Coimbra; a debatedora Lorena Damascena, procuradora do Estado do Ceará e mestranda em Gestão de Conflitos; e a dirigente da mesa Vanessa Oliveira, presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE, colocaram em pauta a proteção de dados e o ofício do jurista.
O momento seguinte teve como tema Tributação no Multiverso. Nele, orientou a formação Matilde Lavouras, professora da Universidade de Coimbra, com o apoio de Angelo Victor Siqueira Lins, procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU).
Representando a Universidade de Salamanca, o professor Walter Reifarth Muñoz abordou a temática El peligroso desprecio a la tarea judicial. O debate foi presidido por Jordana Lima, assessora chefe de Conselheiro do CNJ e doutora em Direito.
Posteriormente, foram discutidas as perspectivas brasileira e internacional de Sinergia ESG e Compliance. A palestrante do momento foi Grace Garbaccio, professora do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), acompanhada pelo debatedor Alisson Possa, mestre em Direito Constitucional IDP, e o presidente da mesa Bleine Queiroz Caúla, professora da Universidade de Fortaleza (Unifor) e coordenadora do Diálogo ACI.
Os desafios da transição digital para as profissões jurídicas foi o tema abordado em seguida pela ministrante Alexandra Aragão, professora da Universidade de Coimbra. Participaram também dessa mesa Fernanda Cabral de Almeida Gonçalves, vice-presidente da Comissão de Direito Digital, Inovação e Startups da OAB-CE, e Ludiana Facanha Rocha, doutoranda na IDP e procuradora do Estado do Ceará.
Para encerrar o evento, o ministro Alberto Bastos Balazeiro proferiu palestra sobre o fenômeno do Big Data e a promoção do trabalho decente. A coordenadora da EJEC, presidiu a mesa.
#PraTodoMundoVer
As duas imagens são registros fotográficos. No primeiro, há o auditório da sede do TRE-CE, com um painel branco sobre o palco, uma mesa grande de madeira, contendo o banner escrito "Seminário Internacional Transição Digital e os Desafios para as Carreiras Jurídicas" e cadeiras enfileiradas um nível abaixo do palco. Atrás da mesa, estão sentadas nove pessoas. Ao lado delas, há um púlpito e um homem de terno atrás dele. Nas cadeiras do auditório, há diversas pessoas sentadas.
Na segunda foto, onze pessoas posam para o registro. Elas estão diante do palco do auditório uma ao lado da outra.



