TRE firma mais um convênio do projeto Universidade Amiga da Democracia
Em fevereiro, a Faculdade 5 de Julho, sediada em Sobral, aderiu ao projeto

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral, firmou mais um convênio do projeto Universidade Amiga da Democracia. Em fevereiro passado, a Faculdade 5 de Julho (F5), com sede em Sobral, aderiu ao projeto.
Com a nova parceria, o TRE-CE já conta com 11 universidades/faculdades adeptas do projeto, cujo objetivo principal é estimular a participação de jovens universitários(as) no processo eleitoral, exercendo sua cidadania e contribuindo para consolidar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação e a defesa do exercício consciente do voto.
Além das 11 universidades/faculdades, o Tribunal possui também convênio com outras instituições. O escopo é o mesmo do Universidade Amiga da Democracia.
Sobre o projeto
O Universidade Amiga da Democracia integra o Programa de Valorização do(a) Mesário(a) que foi instituído pela Resolução TRE-CE n° 337/2007, objetivando o planejamento e o gerenciamento de ações voltadas para os(as) membros(as) das mesas receptoras de votos.
A ideia do projeto surgiu a partir de iniciativa já adotada no TRE do Paraná, em que faculdades e universidades públicas e privadas, cujo ensino seja presencial, semipresencial ou à distância, são convidadas a aderir ao projeto, caso possuam em suas grades curriculares a previsão de horas extracurriculares a serem preenchidas por meio de atividades complementares de cumprimento obrigatório pelos acadêmicos.
Para participar, a instituição de ensino deve preencher o formulário com o termo de adesão e seguir as demais orientações disponíveis na página do projeto, anexando documentos de constituição e regularidade da instituição ou contrato social ou estatuto social, além de cópia do documento de identidade de seu representante legal.
As atividades executadas pelos(as) universitários(as) compreenderão, além dos trabalhos inerentes às funções de mesário(a), auxiliar ou colaborador(a), tanto no primeiro turno quanto no segundo, se houver, o treinamento presencial e/ou virtual fornecido pela Justiça Eleitoral, que lhes concederá, em contrapartida, o mínimo de 30 horas extracurriculares.
A efetivação dessa relação de parceria proporcionará o desenvolvimento do espírito cívico dos(as) participantes, sendo fonte de conhecimento da democracia na prática e uma troca frutífera de experiências sociais.
Vantagens da adesão
- Incentivo aos(às) jovens sobre a importância do trabalho voluntário;
- Democratização do conhecimento;
- Oportunidade de conhecimento e integração entre universitários(as) e Poder Judiciário;
- Incentivo ao pleno exercício da cidadania, potencializando os resultados acadêmicos e profissionais de cada indivíduo;
- Construção de uma cultura política transformadora e participativa;
- Promoção da responsabilidade social;
- Possibilidade de colocar os(as) alunos(as) em contato com problemas de alta relevância social, fomentando a reflexão e a busca por soluções;
- Consolidação e aperfeiçoamento da democracia.
Instituições conveniadas
Faculdade 5 de Julho (F5)
Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Universidade Estadual do Ceará (Uece)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Universidade de Fortaleza (Unifor)
Faculdade Maciço do Baturité
Centro Universitário Juazeiro do Norte (Unijuazeiro)
Faculdade Rodolfo Teófilo
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ)
Faculdade Ari de Sá
Faculdade CDL
Faculdade de Tecnologia Intensiva (Fateci)
Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro)
Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Faculdade Paraíso do Ceará
Faculdade Farias Brito
Instituto Educacional de Desenvolvimento Profissional São João Paulo II (Fadat)

