TRE em Movimento leva educação política a estudantes de Aurora

As palestras ocorrem por meio de parceria entre a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) e Escola Judiciária Eleitoral (EJE)

Foto horizontal da palestra com a chefe de cartório da 28a. Zona eleitoral, Patricia Vieira. Ela...

O projeto TRE em Movimento promoveu, nessa terça-feira, 21/3, palestra de educação política na Escola Estadual de Educação Profissional Leopoldina Gonçalves Quezado, na cidade de Aurora. Participaram da formação 198 alunos e alunas do 3° ano. As palestras ocorrem por meio de parceria entre a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) e Escola Judiciária Eleitoral (EJE). 

O evento foi iniciado pelo diretor da Escola, Isnard Gonçalves, que destacou que a presença do Tribunal nas escolas propicia uma melhor formação cidadã para os(as) alunos(as). Após, o juiz eleitoral Fabricius Ferreira falou sobre a importância do alistamento eleitoral dos jovens e apresentou a equipe do cartório, formada pela chefe Marina Barros Moura e pelas servidoras Joana Paula Batista e Samara Oliveira. A servidora da EJE, Viviane Mazulo, explicou que o Programa Eleitor do Futuro busca conscientizar os(as) jovens para a importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente. 

A palestra com tema "Caminhando para a cidadania" foi ministrada pela chefe de cartório da 28ª Zona de Juazeiro e formadora da EJE, Patricia Minami. A servidora abordou educação política, discorrendo sobre democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral, alistamento eleitoral (primeiro título) e a importância do voto consciente e informado. Ela também explicou como eram as eleições com o voto em papel e as fraudes que eram comuns na época. E trouxe a mudança de paradigma com o processo eletrônico de votação, que tornou as eleições seguras e auditáveis. 

Ao final, a juíza auxiliar da CRE, Bruna Rodrigues, falou sobre o TRE em Movimento. O projeto, que está em sua terceira edição, leva, além das palestras, atendimento itinerante e reuniões com lideranças políticas para cidades do interior. Após, a juíza Bruna Rodrigues promoveu uma dinâmica com os(as) estudantes.

Sobre a ação, coordenador de estágio Plácido Bezerra afirmou: "Certamente os jovens que tiveram a oportunidade de participar dessa formação aqui na escola sairão diferentes do que entraram, sairão com um pouco mais da cidadania, guardarão o conhecimento em seu coração. Em nome do nosso diretor Isnard Gonçalves, agradeço a disponibilidade do TRE".

Após a palestra, os(as) estudantes se dirigiram para o laboratório de informática da escola para realizar o alistamento eleitoral através do Título Net. Os alunos e alunas foram orientados pela equipe do cartório. No total, foram realizados 39 alistamentos. 

A chefe de cartório, Joana Paula Batista, destacou o interesse dos adolescentes em aprender sobre o Título Net e a documentação necessária para as operações eleitorais. E destacou: "Agora eles poderão multiplicar esse conhecimento na comunidade e na família. Eles serão uma ramificação da Justiça Eleitoral". Por fim, agradeceu à EJE e à Corregedoria pela iniciativa.

Atendimento Itinerante

Nos dias 20 e 21/3, a Unidade Móvel esteve estacionada ao lado da Praça da Matriz Senhor Menino Deus para disponibilizar operações como alistamento, revisão, transferência e segunda via para a populaçãoNo total, foram realizados 121 atendimentos.

Nessa ação, servidores(as) da Corregedoria que deram apoio à equipe do cartório eleitoral. 

#PraTodoMundoVer

Foto horizontal da palestra com a chefe de cartório da 28a. Zona eleitoral, Patricia Vieira. Ela tem cabelos pretos na altura do ombro, veste blusa listrada nas cores preta e branca e calça jeans. Mais a frente, a plateia formada por alunas e alunos

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido