Servidores do TRE-CE participam do I Encontro de Bibliotecas do Poder Judiciário

O evento foi organizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região com foco no papel das bibliotecas do Poder Judiciário e reuniu membros da Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias

O evento foi organizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região com foco no papel das biblio...

Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) Júlio Sergio Soares Lima e Francisco Samuel Portela Vidal estiveram em Brasília no período de 16 a 17 de março para participarem do I Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário. O evento foi organizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região com foco no papel das bibliotecas do Poder Judiciário e reuniu membros da Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (Bibliomemojus).

O Encontro tratou da importância que deve ser dada à questão da informação no Poder Judiciário como recurso estratégico para a garantia dos direitos da cidadania e a defesa do estado democrático.

Especialistas de tecnologia da informação com profissionais da área jurídica, da biblioteconomia, dos arquivos e da memória debateram sobre as estratégias da política de informação pelo Poder Judiciário, para a prestação dos serviços jurisdicionais. Ainda foram apresentadas, entre outros temas: Memória e agenda 2030, biblioteca digital, redes de informação jurídicas, inovação em bibliotecas.

Na oportunidade, foram traçados inúmeros desafios nestas áreas trazidas pela inteligência artificial, como a explosão da documentação eletrônica e seus impactos em toda a sociedade e a preparação para acompanhar essas transformações, tendo sido também mostrados os riscos de perda de informações inerentes ao processo.

No Encontro, foram expostas também as iniciativas dos profissionais das bibliotecas e dos demais serviços de informação jurídicas que integram a Rede Memojus Brasil. Ao final, foi manifestada a proposta que o evento da Rede Bibliomemojus seja realizado bianualmente, a partir de 2024 nos anos pares.

#PraTodoMundoVer

Foto na horizontal sobre um fundo roxo. A imagem apresenta dois servidores do TRE-CE que estiveram em Brasília. Eles estão em pé e posam para a foto. Do lado esquerdo, Samuel usa blazer preto e calça jeans. Do lado direito, Júlio usa camisa pólo cinza e calça jeans escura. Entre os dois homens, está uma placa informativa na cor cinza que possui um folheto afixado que traz informações sobre o I Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário, na parte inferior da placa, está o Brasão de Armas do Brasil e logo abaixo o letreiro Cerimonial TRF 1ª Região na cor preta.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido