Primeiro ciclo de 2023 do projeto TRE em Movimento ocorre no Cariri

Entre 20 e 24 de março, ocorreram palestras, audiências públicas e atendimentos em ônibus do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE)

Entre 20 e 24 de março, ocorreram palestras, audiências públicas e atendimentos em ônibus do Tri...

O TRE em Movimento, projeto da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará (CRE-CE), concluiu a primeira semana de atividades de 2023 na região do Cariri. Entre 20 e 24 de março, ocorreram palestras, audiências públicas e atendimentos em ônibus do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). As atividades foram desenvolvidas nos municípios de Aurora, Granjeiro, Caririaçu e Juazeiro do Norte.

O vice-presidente e corregedor do TRE, des. Raimundo Nonato Silva Santos, e a juíza auxiliar da Corregedoria, Bruna Rodrigues, realizam as audiências públicas com a participação dos respectivos juízes e promotores das Zonas Eleitorais e de autoridades do Executivo e do Legislativo municipal.

Nesta semana, entre os dias 28 e 31, ainda haverá atendimento móvel no município de Lavras da Mangabeira.

Confira o que o TRE em Movimento já promoveu neste ano. 

Aurora

Entre 20 e 21 de março, houve reunião com autoridades e lideranças políticas, palestra no auditório da EEEP Leopoldina Gonçalves Quezado para 198 estudantes do 3º ano, atendimento via Título Net e atendimento em unidade móvel ao lado da Praça da Matriz Senhor Menino Deus. Na unidade móvel, foram atendidas 121 pessoas.

A palestra para alunos e alunas teve o tema "Caminhando para a cidadania" e foi ministrada pela chefe de cartório da 28ª Zona (Juazeiro do Norte) e formadora da EJE, Patrícia Vieira. A servidora abordou educação política, discorrendo sobre democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral, alistamento eleitoral e a importância do voto consciente e informado. Ela também explicou como eram as eleições com o voto em papel e as fraudes comuns na época, além de trazer a mudança de paradigma com o processo eletrônico de votação, que tornou as eleições seguras e auditáveis. 

Granjeiro

Em 23/3, a audiência pública no município foi realizada no Fórum da Justiça Comum. Na ocasião, foi debatida a possibilidade de mudança de zona a qual o município pertence. Atualmente, Granjeiro faz parte da Várzea Alegre (62ª Zona Eleitoral). A indicação é de que passe a integrar a Zona de Caririaçu. 

Caririaçu

De 22 a 24 de março, houve reunião com autoridades e lideranças políticas, palestra da servidora Patrícia Vieira para 166 alunos e alunas no auditório da Escola Profissionalizante Paulo Barbosa Leite e atendimento na unidade móvel para 160 pessoas.

Na pauta da reunião com autoridades, estava a manutenção da sede da 71ª Zona em Caririaçu e o acréscimo de Granjeiro em sua jurisdição. O corregedor eleitoral relatou que se reuniu com autoridades do município de Granjeiro e que, por unanimidade, os presentes manifestaram concordância com a transferência do referido município para a 71ª Zona Eleitoral.

Juazeiro do Norte

A juíza auxiliar da CRE-CE, Bruna Rodrigues, ministrou palestra em Juazeiro do Norte, na unidade de ensino que leva o nome da mãe do corregedor Raimundo Nonato: Escola de Ensino Médio Alaíde Silva Santos. A magistrada abordou o papel da Justiça Eleitoral na sociedade e a importante da participação dos jovens na política. Após, foi oferecido atendimento no laboratório de informática da escola.

#PraTodoMundoVer

Banner retangular de fundo azul-claro. Ao centro, marca do projeto TRE em Movimento, em caixa alta, na cor rosa. A sigla TRE está sobre um retângulo branco com traços horizontais que indicam velocidade. A última letra o da palavra movimento foi substituída por um marcador de lugar, na cor branca. No cabeçalho, centralizadas, logos da EJE, Corregedoria e do TRE-CE.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido