Comissão do TRE-CE realiza debate sobre assédio contra pessoas com deficiência

A palestra aconteceu na sala de treinamentos e contou com transmissão ao vivo através do canal do YouTube do Tribunal

Foto retangular realizada logo após o debate. Na imagem, o público do encontro está em pé, també...

Foi realizada nesta quinta-feira, 25/05, palestra sobre "O assédio e a discriminação contra as pessoas com deficiência no serviço público". A ação faz parte do Programa de Capacitação sobre a Prevenção e Enfrentamento ao Assédio. A palestra, voltada aos servidores e servidoras do TRE-CE, aconteceu na sala de treinamentos e contou com transmissão ao vivo através do canal do YouTube do Tribunal.

O assunto foi apresentado pela servidora da 24ª Zona Eleitoral de Sobral e membro da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (CPEAMASD) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) Tereza Helena Parente. 

Entre os pontos abordados, a servidora falou sobre os tipos de assédio, capacitismo e as práticas no ambiente de trabalho para o combate à discriminação com pessoas com deficiência. Ela reforça que ações como o encontro realizado Tribunal são essenciais para a visibilidade do tema. “São atitudes como essas que o TRE trouxe aqui, através da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação, que a gente realiza o trabalho de sementinha, para que outras ecologias nasçam em nossos inconscientes". 

Durante o encontro, foram destaques os materiais do TRE-CE que desenvolvem iniciativas que promovem a inclusão. Uma dessas iniciativas é o Manual de Comunicação Acessível da Justiça Eleitoral do Ceará, que foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como uma iniciativa inovadora. O manual inaugurou o eixo Acessibilidade no Portal de Boa Práticas do CNJ, sendo o único conteúdo até o momento prestigiado nesta categoria do site.

“Quando nós produzimos documentos em nosso trabalho diário, é fundamental que esses documentos sejam acessíveis. Eles devem ser lidos por qualquer pessoa, independentemente da condição dela”, pontuou a assessora de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (Assai) do TRE-CE, Letícia Priante. A assessora também ressaltou a relevância das práticas do Tribunal cearense para a acessibilidade nos serviços públicos.

#PraTodoMundoVer

Foto retangular realizada logo após o debate. Na imagem, o público do encontro está em pé, também está presente a palestrante, a servidora, Tereza Helena Parente, pessoa cadeirante. Eles posam para a foto. Atrás está uma parede com logos do TRE-CE.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido