Cadastramento biométrico está de volta em todo o estado do Ceará

A biometria dá maior segurança à identificação do(a) eleitor(a) no momento da votação

Banner na horizontal de fundo azul. Ao centro, o texto: A coleta biométrica já está de volta. A ...

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) informa que todos os municípios do estado do Ceará já estão realizando a coleta biométrica. O cadastramento, que havia sido suspenso em 2020 devido à pandemia de Covid-19, estava sendo retomado gradualmente pelo Regional desde março de 2023.

O retorno do procedimento impacta, em especial, quem solicitou o alistamento eleitoral (1º título) após a suspensão da biometria em 2020 e aquelas pessoas que não compareceram à revisão biométrica obrigatória, realizada em ciclos desde 2009. A biometria dá maior segurança à identificação do(a) eleitor(a) no momento da votação.

Outra novidade é o retorno do atendimento descentralizado. A partir desta terça, 2/5, eleitores(as) podem ser atendidos(as) de forma presencial em qualquer cartório eleitoral do estado para requerimentos dentro do Ceará. A medida facilita o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral e agiliza as demandas de alistamento, transferência, segunda via e revisão de dados cadastrais. 

Atendimento

O atendimento presencial ocorre, mediante agendamento, em cartórios eleitorais, Postos e Centrais de Atendimento ao Eleitor, das 8h às 14hO agendamento pode ser feito no site do TRE ou pelo Disque Eleitor 148, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h.

Em Fortaleza, o atendimento presencial ocorre nas Centrais de Atendimento ao Eleitor, sedes Centro (Rua Jaime Benévolo, 21) e Sul (Rua Dr. Pontes Neto, 800).

Documentação

Para ser atendida, a pessoa deve apresentar documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título de eleitor e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Para os jovens do gênero masculino, no ano em que completam 19 anos, é necessário ainda apresentar o comprovante de alistamento militar.

#PraTodoMundoVer

Banner na horizontal de fundo azul. Ao centro, o texto: A coleta biométrica já está de volta. A expressão: A coleta biométrica, está na cor branca, e a expressão: já está de volta, está na cor amarela. Do lado direito, mapa do Ceará amarelo. Do lado esquerdo, retângulo vertical amarelo. Ao fundo, foto de colaboradora sentada atrás de uma mesa. Ela coleta a biometria do eleitor sentado ao lado da mesa.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido